IBAMA promove soltura de mais de 5 mil quelônios em parceria com o Projeto Pé-de-pincha

Foto: Arquivo / Fapeam

O Programa Quelônios da Amazônia (PQA), coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), continua sua missão de conservação das tartarugas da região amazônica. No mês de fevereiro, em uma ação conjunta com o Projeto Pé-de-pincha, mais de 5.000 quelônios foram soltos em quatro comunidades às margens da BR 319, nas regiões dos Rios Igapó-açu, Mamori e Tupana.


Desde 2011, o IBAMA monitora o PQA no Amazonas, e a soltura dos quelônios se tornou um evento significativo para as comunidades locais. Além de simbolizar o sucesso da integração dos comunitários na preservação da espécie, demonstra o comprometimento, cuidado, amor e dedicação necessários para essa atividade. A coleta dos ovos, transferência dos ninhos, eclosão e soltura dos filhotes são tarefas divididas entre os voluntários da comunidade, destacando a importância da união e da colaboração local.

Foto: Arquivo / Fapeam

Nesta semana, o Rio Tupana celebrou sua primeira soltura de quelônios, marcando um momento de alegria e superação para os moradores da região. A felicidade é compartilhada entre todos, ressaltando o impacto positivo das ações de conservação.

Foto: Arquivo / Fapeam

O Projeto Pé-de-pincha, que completa 25 anos em 2024, desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a importância da biodiversidade e na promoção do respeito ao meio ambiente. Sob a liderança do Professor Paulo Andrade, Pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, o projeto se destaca como um dos maiores programas de voluntariado e conservação de quelônios do mundo, promovendo a preservação dessas espécies tão importantes para o ecossistema amazônico.

Foto: Arquivo / Fapeam

A parceria entre o IBAMA e o Projeto Pé-de-pincha demonstra o compromisso conjunto com a proteção da fauna e flora da Amazônia, ressaltando a importância da colaboração entre órgãos governamentais, instituições de pesquisa e comunidades locais na conservação do patrimônio natural brasileiro.

Fonte: IBAMA Amazonas, Projeto Pé-de-pincha, UFAM.

 

Artigo anteriorVídeo mostra o momento em que homem é executado a tiros no Santo Agostinho
Próximo artigoJovem é sequestrado e posteriormente assassinado no Parque São Pedro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui