Idam atende comunidades rurais de Carauari com capacitação em extração de látex

Curso contou com a participação de 42 seringueiros de diversas comunidades - Foto: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou um curso de capacitação em Boas Práticas para Extração de Látex no município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus).


A programação foi realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, atendendo um grupo de jovens extrativistas das Reservas Extrativista do Médio Juruá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari.

Foto: Divulgação/Idam

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro florestal e gerente de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira do Idam, Luiz Rocha Maciel, e pelo representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Manoel Cunha.

Ao todo, 42 seringueiros de diversas comunidades participaram da capacitação, em sua maioria jovens, que estão vendo na extração de látex uma oportunidade de gerar renda.

Segundo Luiz, o município hoje se destaca como um dos maiores produtores de látex no estado, com uma produção estimada para este ano de 65 toneladas.

“O curso proporcionou conhecimentos e troca de experiências aos jovens extrativistas que residem na Reserva Extrativista do Médio Juruá e também na RDS do Uacari, para despertar e viabilizar ações inovadoras e estimular a permanência desses jovens no campo com alternativas efetivas de ocupação produtiva e renda”, concluiu.

A ação foi realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Memorial Chico Mendes, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (AMECSARA) e Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari.

Artigo anteriorPerto do fim do ano, Prefeitura de Tapauá quer comprar merenda escolar milionária
Próximo artigoAgricultores familiares recebem pagamento por alimentos comercializados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui