Idam distribui 2,5 mil mudas de castanha a agricultores familiares de Beruri

Foto: Divulgação/Idam

A agricultura familiar em Beruri, a 173 quilômetros de Manaus, foi fortalecida com a distribuição de 2,5 mil mudas de castanha-do-Brasil para 25 produtores rurais. A ação, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Fazenda Aruanã, beneficiou agricultores do Projeto Prioritário (PP) da Castanha do Idam.


Cada agricultor recebeu um kit com 100 mudas, distribuídas no último sábado (06/07). Duas mil mudas foram destinadas à comunidade Nossa Senhora do Livramento e 500 aos produtores do Projeto de Assentamento (PA) Ramal da Cabeceira, conforme informou Luiz Barbosa de Oliveira, gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Beruri. “Todas essas mudas serão implantadas em áreas já utilizadas pelos agricultores após o cultivo de mandioca e banana, aproveitando-as para não se tornarem áreas degradadas”, destacou Oliveira. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Beruri e da Associação de Castanha de Beruri (Assoab).

Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, explicou que a distribuição de mudas visa fortalecer o setor primário e recuperar áreas degradadas. O objetivo é implantar sistemas agroflorestais que combinem castanheiras com outras espécies amazônicas com potencial de geração de renda. “Dessa forma, visamos o desenvolvimento econômico, sempre comprometidos com a preservação da floresta, que pode, sim, ser um meio de subsistência ao produtor de forma sustentável”, concluiu Rocha.

Artigo anteriorPolícia Civil busca informações sobre médico desaparecido em Tabatinga
Próximo artigoOnda de calor em Tóquio causa 19 mortes e sobrecarrega rede elétrica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui