Idam e Sepror realizam o Dia de Campo da Pecuária Sustentável

Foto: Kevyn Sousa/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com o apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), realizou na sexta-feira (23/06), o Dia de Campo da Pecuária Sustentável na Fazenda Boa Esperança, localizada no km 165 da BR-174, ramal Pedra Pirâmide, comunidade Serra do Sol.


O evento teve como objetivo apresentar aos participantes a Unidade Demonstrativa de Pastejo Rotacionado, localizada na propriedade, com ocupação de um rebanho de corte. Boas práticas de manejo para aumento da produtividade e redução da área explorada para criação de gado no estado do Amazonas também foram demonstradas.

Foto: Kevyn Sousa/Idam

Todos os métodos são adequados com as características peculiares à região amazônica, para garantia do crescimento, reprodução e produção, seja de bovinos ou bubalinos para leite ou carne, o projeto prioritário da pecuária contempla 21 municípios, entre eles Presidente Figueiredo.

Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, a ação realizada na zona rural do município vai garantir conhecimento e mais oportunidades sustentáveis para os participantes.

“A metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que é apresentada no Dia de Campo, leva conhecimento, agrega na produção, e abre um leque de oportunidades sustentáveis. Inclusive, o ajuste de rotacionamento de pasto mostra que a possibilidade de produzir mais mesmo sendo uma área menor”, pontuou.

Foto: Kevyn Sousa/Idam

A Secretaria de Produção, Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquicultura e Pesqueiro (Semada), de Presidente Figueiredo, Maria Inês Sampaio de Sousa, esteve no Dia de Campo representando a prefeita Patrícia Lopes e ressaltou que a parceria com o Governo ajuda no crescimento dos pecuaristas da região.

“O nosso município vem crescendo na pecuária, e o Governo, por meio do Idam, trouxe para nós a Unidade Demonstrativa (UD) da pecuária, onde será possível realizar estudos e transferir mais conhecimentos aos pecuaristas”, pontuou.

Dono da propriedade que recebeu a unidade demonstrativa, o pecuarista Edfran “Bigode”, disse estar satisfeito por estar recebendo acadêmicos e técnicos do “vizinhos”.

“Além de receber todos vocês (técnicos do Idam e visitantes inscritos) aqui na propriedade, temos alguns detalhes que mostram que o trabalho é bem feito, como por exemplo 10 animais para um hectare. Então, tenho certeza que a pecuária só tem a crescer aqui no nosso estado.”, pontuou.

Foto: Kevyn Sousa/Idam

Ifam

O Instituto Federal do Amazonas de Presidente Figueiredo também participou do Dia de Campo da Pecuária Sustentável, com a participação de de agropecuária. O professor Jean Carlos, explicou a importância de estar presente com os futuros zootecnistas e engenheiros agrônomos.

“Os nossos alunos serão os futuros profissionais daqui do estado. Hoje, na visita a esta unidade demonstrativa, eles (os alunos) estão conhecendo algumas tecnologias que irão agregar no conhecimento dos alunos. Por isso a participação de todos hoje, aqui nesta unidade demonstrativa é muito importante para todos os participantes”, pontuou.

Artigo anteriorPoliclínica Codajás realiza treinamento de servidores para novo sistema de prontuário eletrônico
Próximo artigoAvião presidencial que está Vladimir Putin some de radar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui