O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) será anfitrião do II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento ocorrerá nos dias 20 a 22 de agosto, em Manaus, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O principal objetivo do encontro é fomentar o diálogo, a integração e a cooperação entre os diversos atores envolvidos no programa de aprendizagem, incluindo jovens aprendizes, empresas, educadores e representantes de políticas públicas, visando o combate à evasão escolar e a inclusão de discentes no mundo de trabalho. Adicionalmente, o evento busca promover a formação dos gestores da Rede para que possam realizar a implantação e operacionalização do programa.
Além da participação de empresas, são esperados alunos e servidores das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.
Na programação do encontro estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de experiências exitosas do programa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento tem o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi).
Na solenidade de abertura do evento estão confirmadas as presenças da coordenadora geral de Articulações e Normas do Ministro do Trabalho e Emprego, Ana Lúcia Alencastro Gonçalves, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio AM), Anderson Santos da Frota.
Programa Jovem Aprendiz – projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.