IFAM realiza II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz

Arte/Divulgação

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) será anfitrião do II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento ocorrerá nos dias 20 a 22 de agosto, em Manaus, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).


O principal objetivo do encontro é fomentar o diálogo, a integração e a cooperação entre os diversos atores envolvidos no programa de aprendizagem, incluindo jovens aprendizes, empresas, educadores e representantes de políticas públicas, visando o combate à evasão escolar e a inclusão de discentes no mundo de trabalho. Adicionalmente, o evento busca promover a formação dos gestores da Rede para que possam realizar a implantação e operacionalização do programa.

Além da participação de empresas, são esperados alunos e servidores das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Na programação do encontro estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de experiências exitosas do programa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento tem o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi).

Na solenidade de abertura do evento estão confirmadas as presenças da coordenadora geral de Articulações e Normas do Ministro do Trabalho e Emprego, Ana Lúcia Alencastro Gonçalves, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio AM), Anderson Santos da Frota.

Programa Jovem Aprendiz – projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.

Artigo anteriorBanco da Amazônia registra aumento de 19% no lucro líquido no 2T24
Próximo artigoAvião da Voepass atravessou área com gelo severo por dez minutos, aponta satélite

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui