Implantação da Universidade Rural do Amazonas será discutida na UEA

Deputado Tony Medeiros com o Reitor Cleinaldo Costa(UEA)/Foto: Arquivo

Deputado Tony Medeiros com o Reitor Cleinaldo Costa(UEA)/Foto: Arquivo


Está marcada para a próxima semana, a reunião que vai definir a implantação da Universidade Rural do Amazonas, cuja proposta é beneficiar estudantes que moram nas comunidades rurais do interior do Estado.

A reunião acontecerá na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, que será responsável, juntamente com a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), pela execução do projeto. Participará, também, o deputado estadual Tony Medeiros, que é o autor da proposta de criação da Universidade Rural.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, disse que mais de 30 comunidades rurais, em 13 municípios do Amazonas, vão receber, até o segundo semestre de 2014, cursos de nível superior oferecidos pela UEA. O objetivo, segundo o reitor, é beneficiar principalmente estudantes que vivem em comunidades afastadas dos centros urbanos e não tem expectativa de cursar uma faculdade.

Entre os distritos e comunidades previstos para receber a Universidade Rural estão Vila Amazônia, Mocambo e Caburi, em Parintins, Itapeaçu, em Urucutiba, Pedras e Cametá, em Barreirinha, e Balbina, em Presidente Figueiredo, entre outras.

O deputado Tony Medeiros explica que a Universidade Rural oferecerá cursos de graduação com apoio da Seduc. A ideia é usar a estrutura técnica da secretaria, como computadores, parabólicas e salas de aula existentes em mais de 30 comunidades rurais para levar cursos de nível superior aos estudantes que concluíram o ensino médio.

Os cursos programados para inaugurar a Universidade Rural são Agroecologia, Produção Pesqueira e Produção de Alimentos. As disciplinas foram escolhidas pela UEA e Seduc porque se adaptam às necessidades da maioria das comunidades onde a Universidade Rural será implantada. “Outros cursos serão oferecidos conforme o número de candidatos à graduação também aumente”, acrescentou Tony Medeiros.

Artigo anteriorPreso suspeito de tráfico com drogas, armas e R$ 10 mil
Próximo artigoEmendas de Rosivaldo à LOA beneficiam educação e esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui