Inaugurado Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros, em Rio Preto da Eva

Pelotão do Coro de Bombeiros do Rio preto, inaugurado/Foto: Divulgação
Pelotão do Coro de Bombeiros do Rio preto, inaugurado/Foto: Divulgação
Pelotão do Coro de Bombeiros do Rio preto, inaugurado/Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), inaugurou ontem, quinta-feira (22), o 3º Pelotão Independente da corporação, no município de Rio Preto da Eva, em solenidade que, marcou, também, o encerramento do Primeiro Estágio de Salva-Vidas Civis oferecido pelo CBMAM.

O novo quartel objetiva proporcionar segurança permanente à população no município, e foi estruturado para atender a demanda turística da Copa do Mundo. A nova base, também, atuará na prevenção nas áreas terrestre e aquática, sendo local estratégico para municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).


Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Roberto Rocha, a meta é garantir segurança permanente, tanto para os moradores, quanto para os turistas durante o período da Copa do Mundo. “De acordo com a FIFA, Manaus será a terceira capital mais visitada durante a Copa. Portanto, as cidades próximas também deverão receber turistas, e com o Pelotão de Rio Preto vamos oferecer mais segurança e qualidade no atendimento ao público”, afirmou o comandante.

Roberto Rocha destaca que o novo quartel terá aproximadamente 35 servidores, entre bombeiros militares e salva-vidas, e vai servir como polo para os demais municípios da RMM. Ele explica que o posto foi dotado com uma ambulância, uma viatura de combate a incêndio e um desencarcerador (equipamento utilizado para retirada de vítimas presas em ferragens). “Já era uma necessidade antiga do município e também da Região Metropolitana. Agora, o próximo município a receber um batalhão independente é Tabatinga, atendendo a demanda do Alto Solimões”, afirmou.

Segundo o prefeito de Rio Preto da Eva, Ricardo Chagas (PRP), o município recebe de três a cinco mil visitantes por fim de semana nos cincos balneários da cidade: Orla Municipal, Termas, Florestal, Gonzagão e Manu. “Essa reivindicação era antiga e ficamos muito felizes que isso tenha se concretizado. Portanto, Rio Preto da Eva tem a honra de receber o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, instituído com rapidez por este comando. Essa ação, junto com o grupo de salva-vidas, vai garantir a prevenção e a ação em ocorrências na cidade”, disse.

Chagas informou que o Corpo de Bombeiros em Rio Preto da Eva irá integrar o Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGI), um colegiado de órgãos criado para nortear as ações do poder público na área de segurança pública, prevenção à violência e defesa social no município.

Certificação – Os 15 salva-vidas do município foram certificados durante a solenidade de inauguração do Pelotão. O estágio avançado, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, teve a duração de 40 horas e foi realizado de 4 a 9 de maio, coordenado pela 3ª Seção do Estado Maior.

As disciplinas aplicadas foram Histórico e Trabalho Preventivo; Relações Humanas e Conscientização Turística; Atividade de Salva-Vidas; Treinamento Físico e Natação Aplicada; Atendimento Pré-Hospitalar em Afogamento e Técnicas Básicas de Salvamento Aquático. A qualificação dos salva-vidas, que já atuam nos balneários, vai agregar conhecimento técnico, a fim de prestar o melhor atendimento à população.

Artigo anteriorCCJR/Aleam visita Grupo Especial de Prevenção às Drogas, em Anamã
Próximo artigoFraxe critica governo federal diante da queda da geração de empregos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui