
Neste sábado (5), a líder indígena Vanda Ortega Witoto fará o lançamento de sua pré-candidatura à deputada federal. Ela vai concorrer à uma vaga em Brasília pelo partido Rede-AM e foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Amazonas.
Aos 34 anos, Vanda atua como membro da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas (Meiam).
Nascida em Amaturá (a 918 quilômetros de Manaus), está em Manaus há 11 anos e é técnica de enfermagem e servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM).

O lançamento da pré-candidatura de Vanda terá a presença da primeira deputada Federal indígena do Brasil, Joênia Wapichana e (virtualmente) das ex-senadoras Marina Silva e Heloísa Helena. Todas trabalham em defesa das causas indígenas e dos povos da Amazônia.