Indígenas do Vale do Javari reivindicam vacinação para crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Mesmo após autorização da Agência de Vigilância em Saúde (Anvisa) para a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, habitantes de diferentes aldeias, como do Vale do Javari, ainda não receberam a visita dos técnicos em saúde para aplicação do imunizante para essa faixa etária. Até o momento, os imunizantes estão armazenados em uma câmara fria em Manaus.


As vacinas devem ser distribuídas somente pelo Ministério da Saúde porque o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Javari, decidiu não retirá-las da capital. O motivo é a falta de aeronaves para transportar as doses até as aldeias, conforme comunicado da prefeitura de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus).

Para as lideranças indígenas da região, a situação é preocupante porque, enquanto adolescentes da capital amazonense se vacinaram a partir de agosto de 2021, os indígenas desta faixa etária tiveram de esperar até outubro, quando a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) começou a distribuição das doses, sem explicar os motivos para esse atraso que permanece para os jovens do oeste do Amazonas.

As doses de Pfizer para os adolescentes do Javari foram enviadas para a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), em Manaus, no início de outubro, mas até hoje não chegaram aos jovens.

Artigo anteriorAulas presenciais de escola do Parque das Tribos, iniciam a partir de março
Próximo artigoTRE-AM inicia obras para instalação de usina fotovoltaica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui