Indústria clandestina de goma de tapioca é interditada na zona Leste de Manaus

Foto: Divulgação/Visa Manaus/Semsa

Em uma ação conjunta com a Polícia Militar, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), interditou, na tarde de quinta-feira, 22/5, uma fábrica ilegal de goma de tapioca na zona Leste da capital. Durante a operação, foram apreendidas cerca de 50 toneladas do produto, que estavam sendo produzidas sem as condições sanitárias exigidas por lei.


Os fiscais da gerência de Vigilância de Alimentos atenderam a uma denúncia encaminhada à Ouvidoria da Visa Manaus, informando sobre possíveis irregularidades sanitárias no local. Ao chegar à indústria, eles se depararam com uma operação de fabricação de goma de tapioca em condições bastante precárias: equipamentos sem higiene, sacas do alimento acondicionadas de forma irregular, e livre circulação de animais como cães, gatos e galinhas nas dependências do estabelecimento.

Foto: Divulgação/Visa Manaus/Semsa

“A produção de alimentos naquele local infringe várias práticas de segurança sanitária e coloca a população manauara em risco, razão pela qual a Visa Manaus imediatamente apreendeu, tanto a matéria-prima utilizada para a produção da goma quanto o próprio produto já pronto em depósito (quando o produto é trancado no próprio local onde foi encontrado, em razão da grande quantidade), até que seja possível transportá-lo integralmente para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010. A indústria também foi interditada”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.

Pelas infrações, os responsáveis pela indústria ilegal irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo das outras sanções cabíveis.

Foto: Divulgação/Visa Manaus/Semsa

“A ação de hoje ressalta o compromisso da Prefeitura de Manaus com a eliminação de riscos sanitários à população da nossa cidade. Agradecemos e incentivamos o apoio dos cidadãos, que são parte essencial nesse processo ao denunciarem situações como a de hoje”, afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

Artigo anteriorCentro histórico de Manaus tem 90% dos imóveis monitorados pela Prefeitura
Próximo artigoFebre e manchas na pele? Saiba se é MPOX ou sarampo e evite complicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui