
A empresária e influenciadora Michele Dias Abreu, de 43 anos, foi denunciada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por incitação à intolerância religiosa. A acusação surgiu após a publicação de um vídeo em suas redes sociais, no início do mês, comentando sobre as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
No vídeo, que alcançou três milhões de visualizações, Michele Dias Abreu afirmou: “Eu não sei se vocês sabem, mas o estado do Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de terreiros de macumba. Alguns profetas já estavam anunciando sobre algo que ia acontecer no Rio Grande do Sul, devido à ira de Deus mesmo”.
Desde o começo do mês, o Rio Grande do Sul enfrenta chuvas intensas que resultaram em 155 mortes e mais de 540 mil pessoas desalojadas. Especialistas apontam as mudanças climáticas como um dos principais fatores para a ocorrência de eventos extremos como este.
A denúncia foi protocolada na última sexta-feira (17) pela promotora de Justiça Ana Bárbara Canedo Oliveira, que destacou que, além de incitar a intolerância religiosa, a influenciadora também induz seus seguidores à discriminação contra as religiões de matriz africana. Se condenada, Michele Dias Abreu pode enfrentar uma pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
O Ministério Público também solicitou medidas cautelares, incluindo a proibição de Michele de deixar o país sem autorização judicial e a restrição de realizar novas postagens relacionadas a religiões de matriz africana ou conteúdos falsos sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.
Fonte: CNN Brasil