Infraero entrega Prêmio de Eficiência Logística em Manaus

Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - Foto:Roberto Stuct

A Infraero realiza nesta quinta-feira (21/11), a partir das 19h30, a solenidade de entrega dos prêmios do Programa Infraero de Eficiência Logística (Piel) do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes. A cerimônia será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 1919 – Centro, em Manaus (AM).

Implementado em 2009, em Manaus, o Piel reconhece as empresas que mais se destacam pela agilidade no desembaraço de cargas importadas, fomentando a competição e aprimorando continuamente as operações no Terminal de Logística de Carga (Teca) do aeroporto, além de estimular os investimentos do setor em outros serviços, garantindo a otimização dos custos envolvidos.

Foto: Roberto Stuct

Excepcionalmente, essa edição do Piel premiará as empresas que apresentaram os melhores resultados na performance logística de importação em 2018 e 2019, com apuração dos resultados no período de julho a junho de cada ano.

O índice utilizado para a premiação tem como base o ranking de eficiência logística, divulgado mensalmente no site da Infraero Cargo (http://www.infraero.gov.br/cargo/). Esse indicador é aferido pela Infraero por meio do monitoramento de tempo do processo logístico, desde a chegada da carga nos terminais da empresa até a entrega ao representante legal.

Os segmentos e categorias homenageados no evento serão:

– Operações Aduaneiras Especiais,
– Transporte / Duas Rodas / Automotivo,
– Tecnologia,
– Metal-Mecânico,
– Bebidas, Farmacêutico/Equipamentos Instrumentos Médicos,
– Diversos,
– Químico (somente 2019),
– Importador Destaque,
– Exportador Destaque, e
– Cadeia Destaque (Agente, Despachante e Transportador Rodoviário).

O projeto TECA III faz parte do Complexo de Terminais de Cargas – Foto:Roberto Stuct

Polo logístico

O Teca do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM), principal complexo logístico da Rede Infraero, realiza operações de importação, exportação e carga nacional.

O complexo logístico conta com 49 mil m² de área operacional e capacidade para armazenar 960 mil toneladas/ano. Para isso, dispõe de modernos equipamentos para movimentação e armazenamento de carga, com sistemas automatizados, armazéns especiais para cargas perigosas, cofre, complexo de câmaras frigoríficas, além de sistema de vigilância 24 horas por dia e salas comerciais e operacionais.

Além dos serviços de armazenagem e capatazia, prestação de serviços diversos e facilidades, o Teca dispõe do Infraero Cargo Store, solução logística de armazenagem para carga importada desembaraçada, com tarifa diferenciada.

No período de setembro de 2018 a agosto de 2019, o Teca do Aeroporto Eduardo Gomes movimentou 18,2 mil toneladas de carga em importação e 1,1 mil toneladas de carga em exportação. Só no mês de setembro deste ano, foram movimentadas 2,1 mil toneladas de importações e 1072 em exportações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui