Inscrições aos remanescentes do FIES estão abertas a partir de hoje (20)

Candidatos têm até sexta (24) par se inscreverem/Foto: MEC

Ministério da Educação abre hoje, segunda-feira (20), as inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2017, de acordo com o cronograma abaixo, e que devem ser feitas a sexta-feira (24) no site fiesselecao.mec.gov.br.
De acordo com o MEC, as instituições de ensino superior que participam do Fies oferecendo vagas para financiamento terá que informar ao Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) a relação dos cursos em que não houver formação de turma. O objetivo é, segundo o governo federal, “evitar frustração por parte do aluno, que já fica sabendo de antemão a quais deles pode se candidatar”.


Candidatos têm até sexta (24) par se inscreverem/Foto: MEC

A pasta diz que ainda não há balanço com o total das vagas remanescentes que serão ofertadas, já que ainda estão abertas, até sexta-feira (17) as inscrições para os estudantes da lista de espera dos pré-selecionados. Considerando todo o processo, iniciado em 7 de fevereiro, o MEC disponibilizou 150.538 vagas para 1.599 instituições no país, abrangendo 29.293 cursos.

Cronograma de inscrições em vagas remanescentes do Fies

De 20 a 24 de março: não graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.
De 22 a 24 de março: graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.
De 25 a 31 de março: não graduados para curso de IES em que não estão matriculados.
De 27 a 31 de março: graduados para curso de IES em que não estão matriculado.
De 25 de março a 22 de maio: não graduados para curso de IES em que estão matriculado.
De 27 de março a 22 de maio: graduados para curso de IES em que estão matriculados.

Garantia de vaga

O MEC informou que os novos procedimentos passam a valer a partir deste primeiro semestre de 2017. “As mantenedoras de instituições de educação superior participantes do processo seletivo regular do Fies deverão, obrigatoriamente, acessar o sistema FiesOferta e informar no sistema os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial”, informou em nota.

“Assim, o candidato poderá se inscrever em curso que de fato esteja em oferta e que possa ensejar contrato de financiamento. As demais vagas serão disponibilizadas aos candidatos em períodos letivos posteriores, ou seja, para quem já está cursando a educação superior”, disse o MEC.(G1)

Artigo anteriorTenente do Exército morre após ser atingido com três tiros por assaltantes
Próximo artigoConfusão em casa de show termina com duas pessoas baleadas, no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui