Inscrições para escolinhas esportivas da Sejel começam segunda dia 5

Foto: Tácio Melo

Coordenadas pelo Governo do Amazonas, as inscrições para as escolinhas esportivas da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) começam na próxima segunda-feira (5/2) e seguem até sexta-feira (9/2), no auditório da Vila Olímpica de Manaus, zona centro-oeste. As atividades serão abertas para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, com turmas pela manhã e tarde. O valor da taxa de inscrição e da mensalidade é de R$ 20. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para compra de materiais para as aulas.
De acordo com a secretária da Sejel, Janaina Chagas, as escolinhas são muito importantes para a massificação do esporte e das atividades físicas, uma vez que crianças, jovens, adultos e idosos serão atendidos e poderão participar dessas práticas. “As escolinhas esportivas vão começar e estaremos atendendo alunos a partir dos cinco anos até a terceira idade. Mais do que estimular a prática de exercícios físicos, teremos professores capacitados, que vão incentivar e demonstrar à população o quão importante é para a saúde e para o desenvolvimento do indivíduo, a prática regular de uma modalidade esportiva. Além disso, pela primeira vez estaremos oferecendo aulas para pessoas com deficiência, de modo a incluí-los nessas práticas e visando sua melhor qualidade de vida por meio do esporte”, destacou Janaina Chagas.

Ao todo são três mil vagas disponíveis para as diversas atividades coletivas e individuais. As aulas começam logo depois do Carnaval, no dia 15 de fevereiro. De acordo com a professora Lilian Valente, coordenadora-geral de esporte e lazer, para se inscrever nas escolinhas, é necessário apresentar os documentos solicitados para cada faixa etária e ir até a Vila Olímpica para efetivar o processo.

“Para crianças de 5 anos e jovens até 17 anos, é preciso que sejam entregues 2 fotos 3×4, xerox da certidão de nascimento ou RG e declaração escolar. Já para adultos, idosos e pessoas com deficiência, além dos documentos já citados anteriormente (exceto o comprovante de escolaridade), é necessário ainda atestado médico ou assinatura de um termo de responsabilidade para a realização dos exercícios. Precisamos ter certeza que o aluno é apto para aquela determinada aula, para que os professores possam elaborar as atividades de modo correto e sem preocupações. A saúde deve vir em primeiro lugar”, destacou Lilian Valente.

As atividades das escolinhas esportivas terão vagas para todas as idades nos horários matutino e vespertino, e no horário noturno apenas para o funcional dos adultos. A quantidade de inscritos será limitada a 20 por esporte individual e 30 por esporte coletivo. Confira todas as atividades esportivas disponíveis na Vila Olímpica:

Foto: Tácio Melo

Crianças e Jovens
Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol, Atletismo, Luta Olímpica, Xadrez e Tênis de Mesa (8 a 17 anos);
Judô (6 a 17 anos);
Ginástica Rítmica e Ginástica Artística (5 a 12 anos).

Adultos (A partir de 18 anos)
Ginástica e Ritmos;
Caminhada;
Funcional.

3ª IDADE (Acima de 50 anos)
Jogos;
Recreação;
Ginástica;
Caminhada;
Danças;
Esportes.

Pessoas com Deficiência
Vôlei sentado;
Futebol de 5;
Judô;
Tênis de mesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui