Instituições de ensino precisam se profissionalizar, diz presidente do Sinepe/AM

Elaine Saldanha, presidente do Sinepe-Am/Foto: Divulgação
Elaine Saldanha, presidente do Sinepe-Am/Foto: Divulgação
                           Elaine Saldanha, presidente do Sinepe-Am/Foto: Divulgação

Juros altos, índice elevado de desemprego e inadimplência tem exigido uma mudança emergencial na postura dos empresários amazonenses. Em meio a esse cenário econômico desfavorável, setores têm buscado formas de se reinventar e retomar o crescimento, e entre os que têm apresentado boas perspectivas a curto, médio e longo prazo, está o da educação.
Entretanto, é essencial que haja profissionalização das instituições de ensino. “Independente do porte da escola, o gestor precisa enxergá-la como um negócio, com organização orçamentária, marketing, atendimento, métodos pedagógicos e professores e funcionários bem qualificados”, disse Elaine Saldanha, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe/AM).


A presidente do sindicato afirma que a falta dessa qualificação na gestão tem contribuído para o aumento nos índices de inadimplência de muitas instituições de ensino, levando-as a fecharem as portas. “Por isso, principalmente nesse momento em que vivemos, inovar deve ser a palavra de ordem, afinal, a educação precisa se transformar para acompanhar um cenário em constante evolução”, frisou.

Ela, que na quarta-feira (10), abriu o Seminário de Educação Sinepe/AM, que irá abordar melhorias para o ensino e formação dos cidadãos amazonenses, destaca que para uma educação de qualidade é necessário que os profissionais e instituições de ensino não se limitem apenas a conteúdos oferecidos nas salas de aulas, mas se preocupem também com a forma e com o que é ensinado hoje para uma geração nativa digital.

“Uma série de elementos essenciais deve ser necessária para uma educação de qualidade, como a cidadania, uma boa educação inclusiva, a especialização dos professores e pedagogos, melhoria de infraestrutura, o incentivo à socialização, a orientação aos pais e responsáveis, o estímulo à criatividade, o engajamento às práticas esportivas e à alimentação saudável, dentre outros”, pontuou a presidente do Sinepe/AM.

Seminário de Educação

Um dos destaques do evento, que tem como tema com o tema “Educação de Qualidade: Desafios e Perspectivas”, foi a palestra do educador financeiro Reinaldo Domingos, que é presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), que afirmou que a escassez de profissionais e a busca por qualificação para enfrentar o mercado de trabalho mais retraído são os fatores que contribuirão para o crescimento educacional no Amazonas para os próximos anos.

Artigo anteriorHomem é preso após furtar dois celulares em embarcação atracada no Porto de Manaus
Próximo artigoAdolescente que estava internado há oito dias no ‘Joãozinho’, morre após briga de médicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui