Instituições manifestam apoio à criação da Universidade Rural do Amazonas

Médico Cleinaldo Costa, reitor da UEA/Foto: Arquivo
Médico Cleinaldo Costa, reitor da UEA/Foto: Arquivo
Médico Cleinaldo Costa, reitor da UEA/Foto: Arquivo

Em pronunciamento na manhã de ontem, terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Tony Medeiros (PSL), agradeceu o apoio das parcerias manifestadas pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaudo Barros, pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e pela Secretaria de Produção Rural, pelo empenho à implantação do projeto de criação da Universidade Rural da UEA, que tem por objetivo, beneficiar, principalmente, estudantes que vivem em comunidades afastadas dos centros urbanos e não têm expectativa de cursar uma faculdade.

Segundo o parlamentar, o projeto se resume em aproveitar a estrutura técnica já existente da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), nas comunidades que recebem cursos de nível médio. As aulas para o novo sistema de graduação serão ministradas, via tecnológica, pela UEA.
“Vamos aproveitar toda a estrutura que o Estado já tem para oferecer cursos de graduação às comunidades, por meio da UEA. A maioria dos jovens, do homem e da mulher rural, quando decidem fazer um curso de graduação superior, tem que deslocar-se para as cidades e com essa estrutura, isso não será mais necessário.Toda a tecnologia da Secretaria de Educação disponível apenas duas ou três horas por dia, poderia ser utilizada 24 horas, pois a maior cobrança que me fazem os jovens nas minhas viagens pelas comunidades do interior é a Universidade Rural” afirmou.


Para Tony, os diálogos com a UEA estão avançando e até já existem três propostas de cursos, que são: Agroecologia, Produção de Alimentos e Produção Pesqueira. “O jovem rural não precisará mais ter que deixar sua comunidade indo para cidade, desfalcando a mão de obra familiar, criando um problema social ao sair da vista dos pais que tem que trabalhar dobrado para sustentar as despesas da faculdade dos filhos”, salientou.

Em aparte, a deputada Conceição Sampaio (PP), reconheceu o trabalho que Tony Madeiros quer fazer pelo interior. “Seu projeto me parece a grande e talvez à única alternativa no momento de um direito muito reivindicado pelos jovens do interior”, enfatizou a deputada Conceição Sampaio.

Artigo anteriorArruda e Jaqueline Roriz têm registros de candidaturas negados, no DF
Próximo artigoCampanha Salarial pelos direitos dos trabalhadores do PIM, é destaque na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui