Instituições Sociais capacitam gestores sobre mudanças do Marco Regulatório

OSC capacitam gestores e técnicos/Foto: Joel Arthus

Representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC), da capital e do interior do Amazonas, participam da capacitação sobre o Marco Regulatório, iniciada, ontem, quarta-feira, e se estende até amanhã, sexta-feira (19), com o objetivo de qualificar gestores e técnicos de instituições sociais, que atuam na ponta do atendimento às pessoas em situações de risco ou vulnerabilidade social, de acordo com as exigências previstas na Lei nº 13.019/2014.
A iniciativa, segundo explicou a secretária executiva de Assistência Social, Jane Mara Moraes, faz parte do compromisso do Estado em garantir que as instituições sociais estejam aptas e devidamente preparadas para firmar parcerias com o Poder Público, conforme está regulamentado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que está em vigor desde 23 de janeiro de 2016.


Durante evento que marcou o início das atividades, realizado no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Jane Mara Moraes salientou que o momento imprime o reinício de uma nova relação, com a integração entre Seas, Fundo de Promoção Social (FPS) e Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped) sendo fundamental para melhoria na oferta dos serviços e atendimentos de pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Para a titular do FPS, Vânia Cyrino, as OSCs têm papel indispensável nas ações sociais do Estado. “O terceiro setor complementa as ações do Governo do Amazonas. Então, capacitá-las é permitir que elas cresçam e possam ganhar mais espaço nesse meio”. O FPS foi criado em 2011 e, desde então, já atendeu mais de 65 entidades que auxiliam no desenvolvimento de famílias amazonenses.

Dinâmica – Nos três dias de capacitação, as aulas serão ministradas por técnicos da Seas, FPS e Seped. Divididos em três turmas, nos períodos da manhã e da tarde, os participantes vão ter acesso a conteúdo que aborda as novas regras para as parcerias entre a administração pública e suas entidades. Na prática, a realização de convênios entre os governos federal, estadual e municipal e essas organizações fica extinta.

Com o novo marco, as parcerias serão feitas com instrumentos jurídicos próprios, adequados às especificidades das OSCs, como Termo de Fomento e Termo de Colaboração. Os novos instrumentos permitirão o fomento às organizações que já desenvolvem atividades de interesse público e a colaboração das organizações com as políticas públicas. Além disso, o marco irá viabilizar o apoio a projetos de inovação e desenvolvimento de tecnologias sociais.

Artigo anteriorAdolescente é decapitado pelo Estado Islâmico por ouvir música pop no Iraque
Próximo artigoUsina termelétrica de Manicoré ganha reforço na geração de energia elétrica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui