
São Paulo, maio de 2019 – O Instituto Mauá de Tecnologia enviou projetos e foi premiado no 1º Concurso do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço). Com o tema Passarelas Modulares sobre Rodovias do DNIT, a competição teve como principal objetivo aumentar o entendimento dos estudantes sobre as questões da Engenharia, como restrições espaciais, propriedades do material aço, solicitações, fabricação, montagem, segurança, estética, gerenciamento e custos.
A Mauá participou com duas equipes entre as 71 inscritas representando 18 estados brasileiros e 50 faculdades de Engenharia, e acabou conquistando os 2º e 3º lugar com os projetos modulares de passarelas apresentados. “Os estudantes são desafiados a uma competição que complementa sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de passarelas modulares de aço ou mista de aço e concreto, envolvendo também aspectos da fabricação e do transporte”, destacou o professor Pedro Lyra, do curso de Engenharia Civil da instituição e um dos orientadores dos alunos durante o concurso.

Entre os parâmetros analisados pelos jurados estavam a apresentação geral e o cumprimento das especificações técnicas, os valores estéticos, técnicos e de inovação, coerência entre a abordagem e o resultado, além do nível do desenvolvimento e resolução do projeto. “As conquistas da Mauá no concurso reforçam a excelência do curso de Engenharia Civil oferecido pela instituição e o quanto a preocupação com a formação do profissional está alinhada com o que o mercado de trabalho exige”, completou o professor Lyra.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.