Institutos promovem igualdade de gênero em comunidades de baixa renda no AM

Mais de 20 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda do Brasil participaram de oficinas de capacitação sobre igualdade de gênero promovidas pela ONU Mulheres e Instituto Coca-Cola Brasil. O público, mobilizado em diversos Estados, entre eles, Acre, Amazonas e Pará, foi composto por empreendedoras, jovens em preparação para entrada no mercado de trabalho e membros de cooperativas de materiais recicláveis que participam da plataforma Coletivo Coca-Cola. Iniciativa semelhante está agora em desenvolvimento na África do Sul e no Egito.
Para a realização das oficinas, o Instituto Coca-Cola e a ONU Mulheres produziram três vídeos educativos, com o apoio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), sobre direitos humanos, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O conteúdo audiovisual despertou debates e reflexões sobre as relações cotidianas, as divisões de tarefas no ambiente doméstico e familiar, a ação das desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na comunicação.


A parceria uniu o programa Coletivo Coca-Cola, voltada ao fortalecimento comunitário e à geração de renda nas comunidades sob a gestão do Instituto Coca-Cola Brasil com a experiência da ONU Mulheres nos temas igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos. “Como braço social da Coca-Cola Brasil, o Instituto juntou a sua expertise com comunidades e esforços com os da ONU Mulheres. Construímos maneiras inovadoras de mudar a realidade de comunidades de baixa renda. Alcançamos resultados surpreendentes e percebemos o potencial de setores corporativos ligados à iniciativa privada mobilizarem atenção e investimentos para o empoderamento econômico das mulheres e das comunidades. Temos uma rota e convidamos outras corporações a seguirem conosco em favor dos direitos das mulheres”, afirma Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres Brasil.

“Acreditamos que as empresas podem e devem atuar para além das fronteiras de suas políticas de recursos humanos, para além das paredes de seus escritórios e fábricas, como agentes incentivadores de transformações que rompam os padrões culturais e tornem a sociedade mais justa e igualitária. É por isso que essa parceria com a ONU Mulheres tem um papel tão importante para a promoção do empoderamento socioeconômico das mulheres em comunidades de todo o Brasil”, afirma Daniela Redondo, Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola.

Nas oficinas sobre empreendedorismo e igualdade de gênero foram abordados ainda temas como: procedimentos de criação, legalização e gerenciamento eficiente de negócios próprios e coletivos, além da gestão de recursos. Foi elaborado ainda um Guia de Formalização Fácil para Empreendedoras e levantados dados sobre gênero, raça e etnia para o Manual de Compras Sustentáveis, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), composto por mais de 70 grandes grupos empresariais do país, entre eles a Coca-Cola Brasil.

Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 130 mil pessoas em 550 comunidades do país.

ONU Mulheres – A ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas pela Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Exerce um papel de liderança global em prol das mulheres e meninas de todo o mundo para que tenham direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, colocando a igualdade de gênero como um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. A ONU Mulheres apoia os Estados-membros da ONU no estabelecimento de padrões globais para alcançar essa igualdade, trabalhando junto aos governos e à sociedade civil para formular leis, políticas, programas e serviços necessários à implementação desses padrões.

 O Instituto Coca-Cola Brasil, promove a transformação socioambiental do país.
O Instituto Coca-Cola Brasil, promove a transformação socioambiental do país.

Sobre o Grupo Simões
Com sede em Manaus, o grupo é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir duas marcas próprias: a água mineral Belágua e o guaraná regional Tuchaua. O Grupo ocupa 42% do território nacional, com quatro fábricas de bebidas espalhadas nos Estados da Região Norte, exceto Tocantins. O Grupo Simões atua, ainda, no segmento de veículos, com duas concessionárias, na capital amazonense. E no segmento de Gás Carbônico com fábricas em Manaus, Belém e Porto Velho.

Artigo anteriorCom lotação completa, Maracanã ferve com Botafogo e Vasco, em decisão
Próximo artigoSilvio Santos veta parceria do SBT com a Globo no Brasileirão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui