
Municípios do interior começam a receber as urnas eletrônicas para as eleições deste ano. O transporte feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou nessa segunda-feira (12) e deve encerrar na sexta-feira (16).
Os primeiros a receberem as urnas são Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Careiro, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro e Tapauá.
De acordo com o TRE-AM, a logística das urnas envolve entrepostos chamados polos, situados em municípios estratégicos. Quando as urnas chegam aos polos, é feito o processo de carga, que consiste na inserção das mídias contendo os dados dos candidatos e dos eleitores das respectivas seções eleitorais.
Em seguida, as urnas são lacradas com um adesivo em papel moeda, que é assinado pelo juiz e pelo promotor da Zona Eleitoral responsável, conforme informou o tribunal. Após esse processo, as urnas são transportadas para outros municípios próximos aos polos e, em alguns casos, são levadas para os locais de votação por via fluvial ou aérea.
Ao todo, 2.800 aparelhos serão distribuídos para os municípios. Junto com as que serão usadas em Manaus, a remessa totaliza 9 mil máquinas.