Interior do AM recebe novos equipamentos como reforço à estrutura da saúde

Vice-governador Henrique Oliveira fez entrega de material de combate às endemias/Foto: bruno Zanardo

Com o objetivo de garantir melhor qualidade à rede hospitalar dos municípios amazonenses, como uma das metas do Governo do Amazonas foi entregue hoje, sexta-feira (31), uma série de equipamentos para reforçar a infraestrutura da saúde dos 61 municípios do estado.
O apoio no combate e controle às endemias é outro compromisso que, também, fez a entrega de materiais para diminuir os casos de malária e dengue nos municípios, com solenidade realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, e contou com a presença do vice-governador Henrique Oliveira e de representantes municipais.


“É importante nesse momento entregar esses equipamentos que vão fazer a diferença na vida das pessoas e no trabalho dos prefeitos que passam a desenvolver, com mais eficiência, a administração de suas cidades. E o governador José Melo tem esse compromisso de atender da melhor maneira possível, nesse tempo de crise econômica, setores fundamentais do Estado. E é louvável quando vemos os resultados, como é o caso da redução da malária. Isso mostra que temos muito a fazer e, que também, estamos na direção certa de acolher e apoiar os projetos que ajudam a trazer uma melhor qualidade de vida para os amazonenses”, ressaltou o vice-governador.

Henrique Oliveira fez entrega de material de combate às endemias/Foto: bruno Zanardo
…e de equipamentos para uso nas campanhas/Foto: Bruno Zanardo

Entre os equipamentos entregues estão aparelhos para controle de glicemia, biombos, esfignomanômetro adulto e infantil, estojos instrumentais com material para suturas e pequenas cirurgias, lanterna clínica, nebulizador, autoclave, longarinas com quatro lugares, condicionadores de ar, balança antropométrica, braçadeiras para injeção, cadeiras de roda, detector de batimento cárdio fetal portátil, desfibrilador, estetoscópio, otoscópio, suporte de soro, cama hospitalar, carro de emergência e foco clínico.

A secretária de Estado de Saúde (Susam), Mercedes Gomes de Oliveira, explica que os novos equipamentos serão somados aos que já existem nas unidades de saúde no interior do Estado, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Estamos fazendo um esforço para dar aos profissionais da atenção básica dos municípios, melhores condições de trabalho, para que os mesmos possam dar mais resolutividade ao serviço ofertado e assim tratar o problema do paciente, evitando que se agrave ou se torne crônico e mais difícil de tratar”, enfatiza a secretária.

Combate à malária e á dengue

Os trabalhos de combate e controle às endemias mais comuns no Estado, como malária e dengue, estão sendo intensificados pela equipe da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Entre os itens estão motocicletas, pulverizadores costais, microscópios, termonebulizadores e escadas de alumínio.

“O Governo do Estado tem sido um parceiro nesse trabalho ao disponibilizar aos municípios equipamentos que vão ajudar a combater, principalmente os vetores da malária e da dengue. Esses equipamentos serão utilizados pelas equipes que trabalham no combate e controle às endemias nos municípios do interior do Estado. São profissionais que trabalham para combater malária, dengue e outras doenças que afetam nossas populações do interior”, explica o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Reforço – No último dia 20 de março, o governador José Melo fez a entrega de 26 novos equipamentos para 17 unidades de saúde da capital, para o reforço dos serviços de média e alta complexidade, no atendimento especializado e maternidades, em Manaus. A entrega dos equipamentos contabiliza investimentos da ordem de R$ 2 milhões. A aquisição desses equipamentos faz parte do pacote de investimentos feitos pelo Fundo de Promoção Social (FPS), que tem a primeira-dama, Edilene Gomes de Oliveira, como Presidente de Honra.

Artigo anteriorCETAM oferece mais de 21 mil vagas para cursos de qualificação profissional
Próximo artigoJuízes, desembargadores e membros do MP, 97 entram na delação de Cabral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui