Intervenção no município de Coari ainda em discussão na Assembleia/AM

Vista da cidade de Coari/AM
Vista da cidade de Coari/AM
Vista da cidade de Coari/AM

O deputado estadual Sidney Leite (PROS) propôs, na Sessão Ordinária, de ontem, quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas, que seja elaborado, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e encaminhado ao Governo do Estado, um pedido de intervenção ao município de Coari, tendo como fundamento o não cumprimento de princípio constitucional, qual seja a garantia do acesso à educação.

Segundo o parlamentar, a situação das escolas rurais do município é precária, com casos de atraso no início do ano escolar, de falta de pagamento do transporte escolar, de material pedagógico e de pagamento de salário dos profissionais da educação.


“Está se ferindo um principio constitucional, que é a garantia de educação as nossas crianças, e ocorrendo desvio de recursos. O recurso do Fundeb não pode ser usado para o pagamento de dívidas, para outras despesas que não seja para pagamento de salário, de professor e trabalhadores da educação e área afim e, os outros 40 %, para garantir a manutenção do ensino, em suas várias perspectivas. Então, fica aqui a sugestão de fazermos este trabalho dentro da Assembleia Legislativa”, disse.

O parlamentar declarou apoio aos discursos dos deputados estaduais José Ricardo (PT) e Luiz Castro (PPS) que lamentaram a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas pela não intervenção em Coari e citou o uso da máquina pública do município para o pagamento de advogado que atua na defesa particular do prefeito afastado.

“Existe, sim, no município de Coari uma anomalia e que nós precisamos combater e fazer valer a justiça. Se essas crianças do meio rural não estão sendo assediadas do ponto de vista sexual, estão sendo prejudicadas porque estão perdendo o ano escolar por parte deste governo que está lá participe deste processo, que, eu não tenho dúvida, a sociedade amazonense como um todo rejeita”, declarou.

O deputado estadual anunciou ainda que, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (9), irá se pronunciar sobre a situação da educação em Maués. Segundo ele, há indícios de desvio de recursos públicos destinados à educação no município.

Artigo anteriorLimpeza da ‘sujeira’ deixada pelo primeiro turno das eleições será concluída hoje(09)
Próximo artigo‘Série Guaraná’ inicia hoje (09), com homenagens, espetáculos do mês de outubro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui