
Somente com a Feira da Piscicultura, Feira do Artesanato Indígena e o 40º aniversário do município de Rio Preto da Eva, a Prefeitura registrou uma movimentação financeira de mais de R$ 30 milhões em quatro dias. O montante é resultado de vendas e financiamentos do agronegócio ao comércio local.
Investimentos
De acordo com o prefeito Anderson Sousa, o resultado tem sido positivo com essas programações festivas em Rio Preto da Eva, mas é preciso investir. Para os eventos serem realizados na cidade, recentemente, o prefeito teve investimentos de aproximadamente, R$ 22 milhões, do Governo do Amazonas, para a estruturação da festa, além dos gastos da Prefeitura Municipal. Contudo, após a cidade ficar preparada para os eventos, ela recebeu algo em torno de 150 mil pessoas.
Com a Festa, Rio Preto da Eva voltou a ter a sua economia aquecida, depois da forte retração ocorrida ao longo do período de restrições causadas pela pandemia do Covid-19.

Aniversário da cidade
Para a 5ª Feira da Piscicultura, a 1ª Feira do Artesanato Indígena e a festa de aniversário dos 40 anos de Rio Preto da Eva, nos dias 31 de março, 1°, 2 e 3 de abril deste ano, Anderson resolveu investir alto, para ter uma arrecadação recorde. Ele trouce os shows de Wesley Safadão, Léo Magalhães, Israel Novaes e JM Puxado.
Foram quatro dias de programação intensa, com resultado acima das expectativas. Os shows atraíram milhares de visitantes, que lotaram a cidade, hotéis, pousadas, restaurantes, feiras e comércio em geral, como há muito tempo os rio-pretenses não viam.
“Estamos muito felizes com todo o apoio que recebemos por parte do governo do Estado e satisfeitos com os resultados apresentados aos órgãos de controle. Prova de que a administração de Rio Preto da Eva tem sido positiva”, destacou o prefeito.
Início do fim
No início do fim do pico da pandemia no ano passado, a administração municipal pode realizar a tradicional Feira da Laranja, da Piscicultura e 11ª Marcha para Jesus, nos dias 29 a 31 de outubro de 2021, onde aconteceram os shows e atrações de Nunes Filho e Tom Cleber, David Quinlan e Isaías Saad.
Esse foi o marco inicial do pós-pandemia, para o prefeito Anderson Sousa poder sentir que era possível fazer acontecer a recuperação da economia e o aumento da arrecadação de impostos, que são destinados às obras em todo o município.
IDH
Rio Preto da Eva está entre os 12 municípios com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amazonas. “Somos um município com melhores resultados em diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura, atenção básica.
Ou seja, as Festas trazem ‘dinheiro’ para o município, muito dinheiro, verbas estas que trazem melhorias expressivas para toda a população. “Quando os órgãos de controle de gastos públicos solicitam prestação de contas a Rio Preto da Eva, a Prefeitura apresenta muito claramente e em tempo real, as planilhas de despesas e arrecadação. Fazemos questão de não deixar nenhuma pendência”, explica o prefeito Anderson Sousa.
Finalizando, Anderson diz que vem apostando na teoria de que é preciso ser ousado nos investimentos, se quiser ter retorno expressivo para a população do município.