Ipaam e secretários de sete municípios tratam questões ambientais do interior

Foto: José Narbaes/Ipaam

Na sexta-feira (1º/04), o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, reuniu-se com secretários de sete municípios e teve como pauta as questões ambientais que acontecem no interior do Estado. O encontro ocorreu na sede do Ipaam, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.


Durante a reunião cada secretário falou sobre as demandas mais urgentes de seus municípios. Questões referentes à extração de madeira, garimpo ilegal, processos de licenciamento, manejo florestal e aterro sanitário. Participaram da reunião representantes de Juruá, Ipixuna, Careiro da Várzea, Ipixuna, Guajará-Mirim, Carauari e Anori.

Foto: José Narbaes/Ipaam

As secretarias do Meio Ambiente nos municípios mais afastados relatam que, muitas vezes não têm competência para fazer com que as ações de combate ao desmatamento prossigam, por isso, a necessidade de haver uma maior aproximação das secretarias com o Ipaam, que é o órgão que licencia e fiscaliza esses tipos de atividades.

A assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carauari, Ketly Menezes Lobo, relata que uma de suas principais demandas são os processos no setor moveleiro. Atualmente, o município de Carauari tem uma grande ação de extração de madeira, atividade que movimenta grande parte da economia do município.

O presidente do Ipaam pretende formalizar um ato, onde firmará um acordo de cooperação entre o órgão e os secretários de meio ambiente. Ele falou ainda do avanço nas operações de monitoramento de desmatamento e queimadas, e das novas formas que o instituto encontrou para fazer as autuações, e pretende usar esses recursos para auxiliar os municípios mais afastados.

“Estamos com o apoio das Forças de Segurança e seguimos ampliando o nosso poder de atuação. Hoje, o Ipaam tem a capacidade de monitorar os municípios em tempo real através do Centro de Monitoramento. A ideia é que o infrator receba na casa dele a informação de que atravessou o ‘sinal vermelho’, como o Detran faz\”, adverte.

Foto: José Narbaes/Ipaam

Valente explica que essa modalidade de autuação já está acontecendo, porém, ainda não tem alcançado o nível de eficácia necessária para combater efetivamente a ilegalidade, mas vem sendo uma saída administrativa do Ipaam.

Além das demandas dos secretários, o Ipaam recebeu o agradecimento da secretária do Meio Ambiente do Careiro da Várzea, Lúcia Costa, pelo trabalho realizado durante a “Pesca do Mapará”, evento que marca o final do período do defeso no município.

“Quero agradecer ao Ipaam, todo o trabalho desenvolvido na Pesca do Mapará 2022. Queremos agradecer todo o suporte que nos foi dado durante esse processo. Que possamos desenvolver um trabalho ano a ano, em prol das nossas questões ambientais, que merecem o nosso apoio para poder, assim, gerar uma forma de trabalho sustentável para todos os produtores e pescadores dos nossos municípios”, destacou a secretária.

Artigo anteriorLíder do tráfico é preso, acusado de ordenar mais de 10 execução em Iranduba
Próximo artigoProjeto Chamas de Saúde realiza 458 atendimentos em Rio Preto da Eva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui