Ipaam licencia 1º empreendimento de pesca esportiva no rio Mutuca

1º empreendimento de pesca esportiva, em Autazes e Careiro da Várzea/Foto: Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) licenciou, na manhã de ontem sexta-feira (01/02), na sede do instituto, o primeiro empreendimento de pesca esportiva no rio Mutuca, localizado nos municípios de Autazes e Careiro da Várzea, distantes 113 e 25 km de Manaus, respectivamente. A legalização da atividade é fruto de trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para ordenamento da atividade.

De acordo com a assessora da Gerência de Pesca do Ipaam, Nonata Lopes, todas as pousadas, barcos e agências de turismo que trabalham com pesca esportiva devem ter a sua regularização ambiental. É necessário emitir licença de operação e registro de pesca. “É importante os empresários procurarem se legalizar, pois, caso o empreendimento seja alvo de uma fiscalização, ele pode vir a ser multado e até embargado”, disse.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

O coordenador do Núcleo de Pesca da Sema, Rogério Bessa, informou que a equipe técnica da Sema e Ipaam vem trabalhando o ordenamento pesqueiro da região, por meio da implementação de um acordo de pesca no rio. A atividade ocorre em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente de Autazes e Careiro da Várzea.

Licenciamento – Com as devidas informações acerca do licenciamento, os empresários que atuam na região procuraram o Ipaam e Sema para iniciar o processo de licenciamento. “Conseguimos atrair os empresários para darem entrada nas licenças devidas para a atividade, atendendo os anseios dos comunitários e operadores do ramo da área por meio do incentivo à legalização ambiental, com trabalho de educação ambiental”, explicou Bessa.

O proprietário da Pousada Rancho Mutuca, Thiago Leiria, foi recebido pelo presidente do Ipaam, Juliano Valente, para entrega da licença. O empreendimento fica localizado em Autazes. “Com o licenciamento, conseguimos realizar o nosso trabalho dentro do rio Mutuca de maneira responsável e, acima de tudo, sustentável”, destacou o empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui