
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foi um dos contemplados com recursos do Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) – PAREV 006/2014, através da IV Chamada. O benefício, de R$ 30 mil, será destinado à realização do evento “Identificação Botânica de Espécies Madeireiras: uma troca de experiências entre teoria e prática”, a ser realizado na primeira semana de dezembro, no município de Humaitá.
A ação é uma parceria entre Ipaam e a organização não governamental WWF para a realização de cursos de Identificação Botânica no sul do Estado do Amazonas. Em 2014, a atividade já passou pelas cidades de Apuí, Manicoré e Humaitá.
O evento tem o objetivo trocar experiências entre o setor público, acadêmico e madeireiro, permitindo um intercâmbio de informações entre estes diferentes setores da sociedade envolvidos com o tema. Assim como, divulgar as atuais metodologias de identificação de madeiras, as quais podem ser aplicadas tanto para fins econômicos quanto para controle ambiental, contribuindo para conservação do ecossistema Amazônico.
O Ipaam foi o único órgão executor contemplado pelo Edital da Fapeam, ao lado de diversas instituições de ensino e pesquisa, reforçando as atividades previstas na Lei Delegada Nº102/2007, que incluem a ação do órgão junto a programas de fomento à formação e capacitação de recursos humanos, visando ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, especialmente na área ambiental.