IPEM-Am divulga balanço parcial da operação ‘Páscoa Feliz’ , em Manaus

Ipem-Am fiscaliza comércio de chocolates/Foto: Roberto Carlos
Ipem-Am fiscaliza comércio de chocolates/Foto: Roberto Carlos
Márcio Brito, do Ipem-Am, faz a verificação/Foto: Roberto Carlos

Um balanço da operação especial “Páscoa Feliz”, que teve início no dia 16 de março, foi divulgado ontem, quinta-feira (26), pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), ação que tem com o objetivo, verificar se o peso e os brinquedos que vem acompanhado como brindes os chocolates, atendem as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Foram analisados no Laboratório de Pré-Medidos do Ipem-AM, 14.156 ovos de chocolates de marcas nacionais, regionais e caseiros, como Nestlé, Garoto, Lacta, Kinder, Ferrero Rocher, Arcor, Bombons Finos e os ovos de chocolates caseiros. Destes quatro amostras de ovos de chocolates caseiros apresentaram irregularidades por não conter a indicação do peso, tamanho e a marca nas embalagens dos produtos.


No total, foram fiscalizados 207 estabelecimentos comerciais da capital e Região Metropolitana de Manaus, apenas um estabelecimento foi notificado, onde o responsável recebeu um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao órgão.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a operação atendeu as expectativas do órgão, uma vez que tanto o empresário quanto o consumidor estão mais conscientes em relação à aquisição dos produtos certificados pelo Inmetro.

“A fiscalização garante a confiabilidade e segurança na qualidade dos produtos comercializados no estado. Desta forma, quem ganha é a sociedade que poderá fazer aquisição dos produtos com tranquilidade e segurança”, disse Márcio André Brito.

Além da pesagem, verificamos também a conformidade com os padrões de qualidade dos brindes contidos dentro dos ovos, pois o peso desses brindes deve ser descontado da pesagem total do chocolate. No caso dos brindes infantis, além da questão do peso, o Ipem-AM exige o selo obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para denúncias, dúvidas ou sugestões, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM por meio do 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

Artigo anteriorPolicia faz descobertas ‘significativas’ na casa de copiloto do A 320
Próximo artigoInscrições à Meia Maratona do Amazonas começam hoje, sexta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui