Ipem encontra irregularidades em lojas e indústrias de fios e cabos elétricos

Comércios e indústrias de fios e cabos elétricos da capital receberam a fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020. Cerca de 50 amostras de rolos de fios e cabos com dimensões variadas foram testadas in loco, e identificadas irregularidades em três indústrias e uma loja, totalizando 1.102 produtos. Esses produtos foram interditados e as empresas autuadas com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.


O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito informou que todos os produtos estavam fora das especificações do Inmetro e que é um risco em potencial tanto para o empresário que fabrica, quanto para o consumidor que utiliza o produto sem à certificação.

A fiscalização também encontrou produtos sem registro, mas que a empresa continuava vendendo de forma irregular. “Por isso, é importante identificar essas empresas, para que possamos solicitar o cancelamento de registros das mesmas junto ao Inmetro”, acrescentou o presidente do Ipem no Amazonas.

Industria de fios e cabos sendo fiscalizada pelo Ipem – Foto: Alícia Oliveira/Ipem-AM

Certificação – A ação visa atender o cumprimento da Portaria nº 640/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no que se refere aos fios e cabos elétricos que devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo instituto federal. Os mesmos devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Denúncias – Podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do 0800 092 2020, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

Artigo anteriorGoverno do Estado leva ‘Espaço Acessível’ durante o Carnaval no Sambódromo
Próximo artigoAmazonas poderá captar recursos por reduzir desmatamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui