IPVA 2014 terá redução de até 3,52%, diz Afonso Lobo

Afonso Lobo, Secretário da Fazenda

Afonso Lobo, Secretário da Fazenda


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para automóveis usados, em 2014, será entre 1,58% e 3,52% mais barato no Amazonas, anuncia o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo. Atualmente, a frota amazonense tributada é de 542.493 veículos.

Neste ano, o IPVA gerou receita de R$ 233.348 milhões. Para 2014, esse valor deve gerar um incremento de receita mesmo com a redução no valor do imposto, em média, de 1,19%. Isso será possível com o ingresso de novos veículos no Estado, que são tributados em 2% (até 1.000 cilindradas de potência) e 3% (acima de 1.000 cilindradas).

A redução do IPVA 2014 se deve à depreciação do valor de mercado dos veículos usados. Em 2013, o governo federal promoveu forte estímulo para o consumo de carros zero quilômetro, levando o comércio de usados a reduzir preços para garantir a competitividade. Os valores que comporão a base de cálculo foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A única categoria de veículos que sofrerá reajuste no imposto será a dos caminhões com carroceria. O aumento será, em média, de 6,25% em relação ao cobrado em 2013. Isso se deve ao fato de neste ano a Fipe não ter estipulado um valor de mercado para esse tipo de veículo. Ao invés disso, a Fipe definiu um valor para o caminhão em si e outro para a carroceria, seja ela baú, basculhante ou outro tipo.

Os proprietários de motocicletas terão a maior redução no imposto, em média de 3,52%. Automóveis em geral terão o IPVA 1,96% menor e os utilitários, 1,58% mais barato.

Os descontos, explica o secretário da Fazenda, continuam os mesmos dos anos anteriores: 10% no pagamento em cota única ou na primeira parcela, 5% no pagamento da segunda parcela ou o valor integral do imposto para quem optar em dividir o valor do imposto em até três vezes.

Artigo anteriorRéveillon da Ponta Negra tem os Povos de matriz africana
Próximo artigoCoveiros se confraternizam e agradecem iniciativa empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui