Iraque supera recorde de petróleo da era Hussein

A produção de petróleo no Iraque alcançou a média recorde de 3,6 milhões de barris de petróleo por dia em fevereiro, superando a marca de 3,5 milhões de barris do início do governo Saddam Hussein, em 1979. Na comparação com quatro anos atrás, quando ocorreram as últimas eleições parlamentares, o volume cresceu 50%.


No entanto, a exportação da commodity permanece uma tarefa difícil para as petroleiras. O porto de Basra, pelo qual passa 90% de toda a exportação iraquiana, não possui a infraestrutura adequada para armazenar o petróleo.

Quando as condições climáticas se tornam mais severas, o processo para carregar os navios petroleiros se torna mais lento e os engenheiros têm que desacelerar a produção nos campos. Paradas recorrentes para manutenção nos oleodutos também forçam desligamentos temporários. O governo já autorizou a construção de 16 novos tanques de armazenamento, mas apenas quatro foram construídos.

Hans Nijkamp, chefe da Shell no Iraque, informou que a produção no campo de Majnoon foi reduzida uma série de vezes devido a problemas nos portos. No fim do mês passado, funcionários do governo iraquiano pediram para a BP cortar a produção diária no campo de Rumaila em cerca de 20%, disse Marc Hornbrook, gerente geral no campo.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a produção em março caiu cerca de 340 mil barris por dia. Uma explicação para essa retração pode ser o ataque a um oleoduto na região norte do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Artigo anteriorIndicadores apontam melhora da economia dos EUA
Próximo artigoCrescimento alemão diminuirá após forte 1º tri, diz ministério

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui