Iteracre realiza visita técnica no Novo Cruzeiro

Contato com a comunidade do bairro Novo Cruzeiro (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Autoridades conhecem a realidade local (Foto: Luciano Pontes/Secom)


A área do conjunto Novo Cruzeiro sofreu ocupação irregular. Cerca de 140 famílias residem na área, que está localizada perto do bairro Santa Cruz. A comunidade prosseguiu com reivindicações, apesar da reintegração de posse, então como resultado do acordo estabelecido, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), juntamente com o Ministério Público Estadual (MPE) e Secretaria de Articulação Institucional (SAI) reuniram-se para contato com os populares.

O presidente da associação do bairro, Airio Nogueira apresentou a realidade local e sua organização. “Estamos felizes, porque o poder público está nos ajudando. Vemos as coisas se encaminhando e vamos conseguir ter lugar para morar”, salienta. É o caso da moradora Nayara Sousa: “Moro aqui há dois anos e vim porque precisava e não dava mais conta de pagar aluguel. Não vejo a hora de receber os documentos e não ter mais essa preocupação, quero viver tranquila com meu filho, que é pequeno”.

As dificuldades de não se ter a segurança de uma moradia (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Moradoras relatam as dificuldades de não terem  a segurança de uma moradia (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A promotora titular da Vara de Registros Públicos, Rita Nogueira, afirma: “A ação visa garantir o direito à moradia, que é explicito na Constituição Federal. Por isso, a ação do Iteracre é muito importante, porque vai propiciar que esse direito seja atendido, com título definitivo e infraestrutura”. O promotor de justiça de Habitação e Urbanismo,  Felisberto Fernandes, ressalta ainda: “Nossa presença é para verificar as questões de legalidade e orientar todos que receberem o título a fazerem o registro no cartório, para que o processo se efetive. Só é dono quem registra”.

Ficou combinado para o dia 25 deste mês, às 18 horas,  a realização da audiência pública na Assembleia de Deus Missionária localizada no Novo Cruzeiro. “Esta é uma reivindicação da comunidade e estamos presentes, junto aos parceiros, que vão trabalhar aqui na comunidade. Para esclarecer os primeiros passos, que são questões jurídicas e o levantamento topográfico para a regularização fundiária, vamos nos reunir com a população”, explica o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

The post Iteracre realiza visita técnica no Novo Cruzeiro appeared first on Agência de Notícias do Acre.

Artigo anteriorIteracre realiza visita técnica no Novo Cruzeiro
Próximo artigoCaminhões com produtos essenciais continuam chegando ao Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui