Jacaré ganha nova cauda após perder a sua por causa de caçadores ilegais

Foto: Divulgação

Você notou algo de diferente no jacaré da foto? Pois é, caro leitor, o coitado acabou perdendo a cauda há alguns anos, enquanto era transportado após ser capturado por caçadores ilegais. Batizado pelo pessoal da Phoenix Herpetological Society — Sociedade de Herpetologia do Phoenix — de Mr. Stubbs, o réptil perdeu a habilidade de se locomover normalmente na água e, sem a cauda, não poderia sobreviver sozinho na natureza.


Na verdade, os responsáveis pela reabilitação do jacaré tentaram várias estratégias para ajudar Mr. Stubbs a substituir sua cauda, e inclusive chegaram a arranjar uma prótese. O artefato, segundo Ritchie Hertzberg, da National Geographic, foi criado a partir do molde de um jacaré de tamanho parecido ao de Mr. Stubbs, mas a peça acabou ficando meio desengonçada e alterava seu centro de massa e sua capacidade de flutuar na água, sem falar que o réptil acabou crescendo e ficando grande demais para a cauda falsa.
Prótese novinha em folha

Foi então que o time decidiu apostar em uma prótese mais moderna, produzida por meio de uma impressora 3D. De acordo com Ritchie, os cuidadores de Mr. Stubbs entraram em contato com Justin Georgi, um professor de anatomia da Midwestern University, no Arizona, que, juntamente com um grupo de acadêmicos, obtiveram medidas precisas do corpo do jacaré por meio de scanners e empregaram o mesmo tipo de tecnologia usada pela indústria do cinema para capturar o movimento dos atores.

Foto: Divulgação

Os pesquisadores espalharam uma porção de marcadores pelo corpo do jacaré e usaram uma série de câmeras diferentes para registrar cada movimento do bicho. Então, com todas as informações e medições em mãos, eles desenvolveram uma cauda específica para Mr. Stubbs que não só se encaixa perfeitamente, como poderá se adaptar melhor ao seu corpo conforme o réptil aumente de tamanho.

O mais legal é que o jacaré está se adaptando superbem à prótese e inclusive já começou a apresentar um comportamento natural com ela — o pessoal da Phoenix Herpetological Society contou que Mr. Stubbs deu uma “rabada” em um dos voluntários da instituição. O animal ainda precisa continuar com a reabilitação e reaprender a “existir” com sua nova cauda, mas seus cuidadores estão confiantes de que ele vai chegar lá!

Fonte: Mega Curioso

Artigo anteriorProjeto Afluentes da Manaus Ambiental faz comunicação direta com população
Próximo artigoDavid começa campanha em Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui