Jair Souto destaca a importância do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

Abertura do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas - Foto: Divulgação

A CNN promoveu o encontro Nacional de cidades turísticas patrimônio cultural e natural no quinto evento para formular propostas para o plano nacional de turismo e reformulação das lei de incentivo ao turismo.

Prefeitos de todo o Brasil, deputados, vereadores e técnicos de governos de todos os entes federativos discutem em Manaus, de 22 a 24, em Manaus, a política nacional de turismo e formulam propostas no 5º.Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Ao final do encontro será formulada a Carta de Manaus.

Em sua fala de abertura o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, diretor da CNM, ressaltou a importância desse verdadeiro fórum que vem discutindo e propondo soluções para um do maiores potenciais de desenvolvimento econômico e social do pais, a cadeia do turismo, em especial, o segmento natural e cultura. ”Eu vivo e nasci nesse patrimônio cultural do Brasil e uma das sete maravilhas naturais da humanidade que são a floresta amazônica e o rio Amazonas. Vejo todos os dias essa riqueza em nossas mãos que precisa de investimentos devidamente planejados para transformar isso tudo em benefícios reais as pessoas que aqui vivem, e proporcionando ao mundo essa opção especial de turismo relevante natural e cultural e cultural “, disse.

Evento segue até sábado(24), com a visita técnica dos participantes a cidade de Manaus – Foto: Divulgação

O evento segue até sábado(24), com a visita técnica dos participantes a cidade de Manaus quando vão conhecer os patrimônios históricos, culturais e naturais da capital amazonense. Isso depois de terem discutido e formulado propostas relativas ao desenvolvimento do setor com os temas: Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural.

Programação primeiro dia

Nas falas de abertura do evento, os representantes do governo do Estado e prefeitura de Manaus, prestaram contas dos investimentos feitos na área do turismo, além de resultados alcançados e os esperados. Representantes do trade turístico ressaltaram a importância do evento realizado em Manaus e a coleta de sugestões para a política nacional de turismo. Um dos coordenadores do evento, Mário Ribas, prefeito de São Miguel dos Ausentes (MS) e presidente da OCBPM (organização das cidades patrimônio mundial), ressaltou a importância do conjunto de cidades que são produtos do turismo natural e cultural, sendo 13 cidades patrimônio mundial, 59 cidades patrimônio natural, além de inúmeras cidades estratégicas para o turismo local.

A palestra de abertura foi proferida pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, que discorreu sobre a importância do evento para o desenvolvimento econômico e social do turismo natural e cultural para o Brasil, em especial, como setor produtivo estratégico em momentos de crise como o que o país vive.

Nas mesas temáticas, foram abordados os temas: O turismo e o Patrimônio Cultural e Natural, e o Projeto de lei para implementação da Política Nacional. Os palestrantes foram o professor Dr. Henrique Pereira, da UFAM, o prefeito de Parintins, No Garcia, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, Arquitetura e Urbanista, Ana Lúcia Abrahim, apresentando o Projeto Museu Cidade de Manaus, Rosângela Alanís, representante da Suframa, e Neuswaldo Lima, diretor do Ministério do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui