Jogo de terror é retirado do Google Play por tentar roubar senhas

Aplicativo foi removido do Google Play após denúncia de empresa de segurança. — Foto: Reprodução

Um jogo de terror chamado “Scary Granny ZOMBYE Mod: The Horror Game 2019” foi retirado do Google Play após a empresa de segurança Wandera denunciar que o aplicativo exibia janelas falsas para tentar roubar a senha do Google e do Facebook. Antes de ser retirado do ar, o software alcançou a marca de 50 mil downloads.


De acordo com a Wandera, a atividade maliciosa no “Zombye mod” começa apenas dois dias após a instalação. Essa técnica tem o intuito de confundir a vítima a respeito da origem dos problemas causados e é comum entre aplicativos com comportamentos prejudiciais. O aplicativo passa a exibir anúncios publicitários em tela cheia e janelas falsas de login, especialmente do Google, para roubar o usuário e a senha da vítima.

Se as credenciais do Google forem fornecidas ao app, ele imediatamente entra na conta da vítima e retira informações sobre conta, inclusive números de telefone e e-mails de recuperação. Não está claro o propósito do roubo desses dados.

Em celulares com a versão mais recente do Android, o comportamento malicioso aparentemente também não era acionado. Esse também é um comportamento comum em aplicativos fraudulentos: versões mais recentes são normalmente mais seguras. Mesmo quando é possível burlar essas proteções, a tentativa do aplicativo de burlá-las pode acabar alertando sistemas de segurança e bloqueando publicação do app no Google Play.

Aplicativo foi removido do Google Play após denúncia de empresa de segurança. — Foto: Reprodução

Jogo funcional

O game prometia ser uma versão zumbi de “Granny”, um jogo para Android que já ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads. Porém, o ” ZOMBYE Mod” não estava cadastrado na mesma conta do desenvolvedor do “Granny” original e não há qualquer indício de envolvimento do criador do jogo original com essa versão “zumbi”. É possível o objetivo dessa versão “modificada” tenha sido pegar carona na fama do game.

Apesar da presença da atividade maliciosa, o jogo de fato funcionava como prometido. O jogador assumia o papel de um personagem tentando fugir de uma casa infestada por zumbis.

A Wandera observa que essa característica pode ter contribuído com a boa avaliação do jogo no Google Play (chegou a ter 4 estrelas) e com a popularidade obtida. Em três semanas, o aplicativo passou da marca de mil para 50 mil downloads.

A Wandera afirmou que ainda está investigando a rede publicitária utilizada pelo aplicativo. A empresa disse que é possível que alguns dos anúncios exibidos tenham levado usuários ao download de outros programas maliciosos, embora não tenha observado isso acontecer.

Fonte: G1

Artigo anteriorSegurança que estrangulou jovem no Rio vira réu por homicídio
Próximo artigoPrefeitura abre recadastramento aos segurados que aniversariam em julho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui