Jogo Nacional(AM) e São Luiz(RS) na Arena terá Sistema de Segurança mantido

Coronel Dan Câmara, secretário-executivo/Foto: Arquivo(SINPOL)

Coronel Dan Câmara, secretário-executivo/Foto: Arquivo(SINPOL)
Coronel Dan Câmara, secretário-executivo/Foto: Arquivo(SINPOL)

O jogo de hoje, quarta-feira (09), entre Nacional(AM) e São Luiz(RS), pela primeira fase da Copa do Brasil, na Arena da Amazônia, terá seu sistema de segurança pública contando com pelo menos mil participantes, envolvendo servidores de Órgãos do Estado e do Município.

Mesmo sem interdições de vias, a orientação é para os condutores evitarem a avenida Constantino Nery nas proximidades do horário do jogo, previsto para 20h30. As definições para a operação foram discutidas na tarde desta terça-feira, dia 8, na Vila Olímpica de Manaus, pelos representantes dos órgãos de Segurança Pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, e  secretarias-adjuntas de Inteligência e de Grandes Eventos, além de órgãos estaduais e municipais, como o Manaustrans, que tem grande responsabilidade no plano de trânsito e mobilidade urbana.

De acordo com o coordenador-operacional da Secretaria Executiva de Grandes Eventos, tenente-coronel Oliveira Filho, a organização do evento colocou a disposição 10 mil ingressos. Ele destaca que mesmo não sendo considerado um evento teste organizado pelo COL/FIFA, o padrão de segurança no perímetro interno será o de grande evento, conforme o marco legal que regula o subsistema de Segurança Pública para grandes eventos. “Por isso, existe a preocupação com a segurança dentro e fora da Arena, considerando os impactos no trânsito e a grande concentração de pessoas”, informou Oliveira.

Conforme decisão dos órgãos, os torcedores não poderão entrar na Arena da Amazônia portando instrumentos musicais e hastes de bandeiras e demais objetos proibidos conforme prevê o Estatuto do Torcedor, a Lei da Copa, Portaria conjunta 011\2014 e Código de Conduta da FIFA.

Oliveira Filho informa que, pela primeira vez, será utilizado um perímetro reduzido sem interdição de trânsito, mas a operação dos órgãos para garantir o acesso à Arena da Amazônia será a partir das 16h. Durante a reunião, o Manaustrans informou que os agentes de trânsito estarão nos principais cruzamentos orientando os motoristas. O órgão destaca que os torcedores não poderão estacionar nas proximidades das avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Pedro e Lóris Cordovil.

O secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, informa que o jogo será um exercício com foco no modelo de operação da Arena da Amazônia. “Servirá para maturar o modelo integrado aplicável aos perímetros internos e externos de Segurança da Arena”, afirmou.

O secretário destacou ainda que a atuação das Forças de Segurança no jogo teste da FIFA, na última quinta-feira, dia 3, foi considerada satisfatória pelo secretário Nacional de Grandes Eventos e do ministro da Justiça. “Essa resposta no impulsiona a dar continuidade à estratégia que estamos utilizando no direcionamento para planejamento, testes e execuções de ações integradas por todos os órgãos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui