Ainda que muitas pessoas não gostem de admitir, a aparência realmente é algo com que nos preocupamos muito. A aceitação alheia é algo que tira o sono de alguns indivíduos, e infelizmente muitos se entristecem por não conseguirem seguir o “padrão”.
Muitas vezes, a briga para passar uma aparência que não chame a atenção das pessoas de maneira negativa demanda um esforço descomunal e injusto. Esse é o caso do apresentador de TV Lee Thomas, que recentemente foi agraciado com um prêmio Emmy.
Mas para alcançar o sucesso, o jornalista passa todos os dias por uma rotina desgastante de maquiagem. Isso porque o apresentador é portador de uma condição chamada vitiligo, que causa a despigmentação da pele, fazendo com que a pessoa apresente uma série de manchas brancas pelo corpo.
O jornalista conta que descobriu sua condição aos 25 anos, quando estava cortando o cabelo. Ao terminar o corte, seu barbeiro teria mostrado a ele as primeiras manchas que apareceram em seu corpo, localizadas na região da cabeça. Assustado, Lee Thomas conta que foi conversar com sua mãe – que acreditava que o problema havia se dado por conta do estresse. “Apareceu outra mancha, no outro lado do meu coro cabeludo, outra ao lado dela, do tamanho de duas moedas de dez centavos, e logo depois outras manchas apareceram nas mãos, nos arredores da boca e no nariz. Eu sabia que algo não ia bem”, contou o apresentador, segundo o portal Upsocl.
Depois de visitar um médico, ele foi diagnosticado com vitiligo, e o médico logo lhe avisou que sua pele mudaria de cor em alguns pontos. Tudo que o jornalista conseguia pensar era que sua carreira estava terminada, que não sabia mais o que fazer com sua graduação em comunicação.
Felizmente, Lee Thomas diz que conseguiu o apoio de muitas pessoas, permitindo que sua carreira perdurasse. No começo, ele diz ter tentado esconder sua condição, mas o avanço da doença fez com que ele mudasse de comportamento. “Eu preferia que as pessoas pensassem que tenho uma doença, do que pensassem que estou sujo. Foi então que deixei de cobrir minhas mãos”, conta.
Para os momentos em que vai aparecer na televisão, Lee Thomas utiliza maquiagem, mas isso não faz com que ele não tenha orgulho da sua condição – o jornalista inclusive participa de eventos anuais onde oferece palestras a outras pessoas portadoras de vitiligo.
“Hoje sinto que essa doença me converteu no homem que eu sempre quis ser. Sou honrável, respeitoso, um bom cidadão, bom pai, bom irmão, sou mais compassivo e tenho mais empatia do que jamais imaginei ter”, finaliza o apresentador.
Fonte: Casos Interessantes