Jornalistas são agraciados no 7º Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico no AM

Jornalistas laureados no Prêmio Fapeam/Foto: Vitor Souza

Realizada na noite de ontem, quinta-feira (24), a solenidade de premiação da 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico, no auditório da Samsung Ocean, no bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus, a cargo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em reconhecimento dos melhores trabalhos jornalísticos que contribuíram, em 2015, para a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação do Amazonas.
Profissionais e representantes da área de comunicação, além de autoridades de instituições de ensino e pesquisa participaram da solenidade de entrega do prêmio. Neste ano, a comissão recebeu 27 inscrições. Sete concorrentes nas categorias impresso, TV, Internet e fotojornalismo chegaram à final.

Na categoria Internet, a profissional premiada foi Camila Mitoso Henriques, do portal de notícias g1/Amazonas. Na categoria impresso/revista, a vencedora foi a jornalista Isabelle Valois, do Jornal A Crítica. No segmento audiovisual – reportagem ou videorreportagem, o vencedor foi José Augusto Souza Júnior, da TV A Crítica.

 

Jornalistas laureados no Prêmio Fapeam/Foto: Vitor Souza
Jornalistas laureados no Prêmio Fapeam/Foto: Vitor Souza

Na categoria fotojornalismo, o vencedor foi Leandro Virgílio Tapajós, do g1/Amazonas. Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, afirmou que o prêmio realizado, nos últimos sete anos, é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de comunicação em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Amazonas. Levy enfatizou ainda o trabalho da agência de fomento e informou que o Estado tem sido referência no país em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico. Além do trabalho realizado na área de popularização da ciência.

“O Governo do Estado por meio da Fapeam agradece todo o trabalho que vem sendo feito pelos profissionais e veículos de comunicação. Esse é um momento muito especial para todos nós, principalmente, para a Fapeam. Temos nos esmerado muito para levar uma missão muito nobre que é o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, disse René Levy Aguiar.

Na ocasião, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, disse que o jornalismo científico tem um papel importante no desenvolvimento da ciência. “É preciso informar para popularizar a ciência. A responsabilidade desse profissional é bem grande. E essa informação pode melhorar muito que temos a desenvolver no cenário de ciência e tecnologia”, informou.

Os trabalhos vencedores receberam um troféu de acordo com as categorias e níveis, definidos no edital.

O Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico ainda concedeu Menção Honrosa aos profissionais de comunicação que desenvolvem trabalhos na popularização da ciência no Amazonas. A menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso” foi para a jornalista Annyelle Bezerra, que já atuou em diversos veículos, como o jornal Diário do Amazonas.  Já a menção honrosa de “Jornalista Amigo da Ciência – TV” foi para profissional Janaina Miléo, da TV Amazonas. Além disso, o jornal A Crítica foi agraciado com a menção honrosa de Veículo de Massa amigo da Ciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui