José Melo assina decreto do marco regulatório da pesca manejada de pirarucu

Marco contém regras para manejo pirarucu/Foto: Arquivo

Durante a abertura do 1º Seminário Estadual do Manejo Comunitário do Pirarucu, que acontece amanhã (23), no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na avenida Cosme Ferreira, a partir das 08h30h, o governador José Melo assina o decreto do marco regulatório da pesca manejada do pirarucu no Amazonas.
O decreto a ser assinado estabelece regras para a atividade realizada de modo artesanal e visa garantir a melhoria da renda do pescador, além da preservação da espécie. Entre as regras, o marco oficializa a cota de pesca existente atualmente, estabelecida em 30% de captura de pirarucus adultos. Estabelece, ainda, tamanho e peso médio da espécie para despesca, bem como mecanismos para fiscalização do cumprimento das regras.


Atualmente, existem 1.284 ambientes autorizados para a despesca de pirarucu por área de manejo em 21 municípios. Para este ano, estão previstas expansões para mais três municípios – Tapauá, Atalaia do Norte e Coari.

Também, integram o documento a ser formalizado, o roteiro para a elaboração do plano de manejo sustentável e o modelo de  guia de comercialização do pescado, além do termo de compromisso e requerimento direcionado ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) solicitando a autorização para a pesca do pirarucu.

Seminário – O 1º Seminário Estadual do Manejo Comunitário do Pirarucu acontece nos dias 23 e 24 e terá a participação de representantes de 38 instituições. Por meio de mesas redondas, os participantes trocarão experiências para normatização da vigilância dos ambientes aquáticos, uniformização das regras de uso dos recursos, da contagem dos estoques, da despesca e da comercialização da produção.

Durante todo o evento, uma equipe da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) estará à disposição dos manejadores para esclarecer as dúvidas sobre financiamento, e mesmo para recebimento de propostas das entidades interessadas em obtenção de crédito.

Artigo anteriorDetran-Am entrega relatório sobre situação de mototaxistas à SMTU
Próximo artigoJosué Neto declara apoio às ações de segurança comandadas pelo secretário Sérgio Fontes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui