Através de requerimento encaminhado hoje, terça-feira (17), ao diretor de Operações da Amazonas Energia, Radyr Gomes, o deputado estadual Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, solicita a transferência das instalações da unidade geradora de energia termoelétrica do município de Beruri, a 174 quilômetros da capital, que atualmente está localizada na Avenida Castelo Branco, para o lote de terras doado à Companhia Energética do Amazonas (Ceam), na rua Matrinxã, bairro São Francisco.
O deputado avalia que a localização atual da usina não é adequada, em função da proximidade de áreas densamente populosas. Em sua atividade geradora de energia elétrica, a usina produz também poluição sonora, risco de incêndios e explosões e emissão de gases poluentes, aponta Josué Neto, em seu requerimento.
Para Josué Neto, a transferência de local não deverá ser difícil, haja vista que desde 2014 as autoridades municipais de Beruri já aprovaram essa mudança para o lote doado à Ceam. “É importante que essa transferência seja feita, pois a população corre riscos e essa mudança trará benefícios com relação à infraestrutura local”, defende o presidente.