Jovens belgas criam mini usina hidrelétrica capaz de abastecer até 500 residências

Foto: Reprodução

Dois jovens inventores da Bélgica, Geert Slachmuylders e Jasper Verreydt, criaram uma inovadora proposta de geração de energia sustentável. Os jovens possuem conhecimentos em diversas áreas como finanças, eletromecânica, direito e mobilidade inteligente e, inquietos, sempre estiveram em busca de soluções para uma vida melhor. Os jovens desenvolveram uma mini usina hidrelétrica de baixo custo, que pode ser instalada em quase todo canal de água. Geert e Jasper criaram a Turbulent, uma empresa que instala e desenvolve turbinas inovadoras, gerando energia sustentável de baixo custo, sem que seja necessário manutenção, e com pouco impacto ao meio ambiente.

O projeto das turbinas da usina hidrelétrica teve início quando os dois estudavam os vórtices que se formam em canais e rios e, após reunir uma equipe de profissionais, foi possível desenvolver turbinas hidrelétricas de 15 a 70 kW que podem ser instaladas em qualquer canal, rio ou curso d’água que tenha uma queda entre 1,5 e 5 metros.

A mini usina hidrelétrica pode gerar energia utilizando uma turbina individual ou uma rede com várias turbinas para locais que exigem mais energia sustentável. As turbinas são uma ótima alternativa para locais isolados, tendo em vista que sua instalação é simples e fácil, além de ser um produto com boa durabilidade e que exige pouca manutenção, podendo gerar energia limpa para comunidades de 50 a 500 famílias.

Dependendo das condições de cada sistema, a mini usina hidrelétrica consegue gerar, em cada turbina, entre 120.000 kWh a 560.000 kWh por ano em energia sustentável. Os jovens afirmam que o objetivo do projeto é levar energia sustentável e acessível a locais remotos, por meio de novas tecnologias, e capacitando as populações locais para usá-las.

Entenda como funciona a mini usina hidrelétrica

Os jovens estão cumprindo o que prometem e, desde que a Turbulent foi lançada, há cerca de 7 anos, Jasper e Greet já instalaram a mini usina hidrelétrica em diversas partes do mundo, como Bélgica, Indonésia, Chile, França, Estônia, Taiwan, Filipinas, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido.

O projeto é composto por uma estrutura de concreto que atua como um coletor de água em forma de espiral, responsável por direcionar o líquido para as hélices em uma velocidade suficiente para que a turbina gire e a energia mecânica gere energia sustentável.

Apesar de parecer simples, a ideia tem sido bastante eficaz e, uma vez implantado, o sistema tem capacidade de gerar energia de forma constante, diferentemente do que acontece com outras fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, que dependem das condições climáticas.

Mini usina hidrelétrica preserva o meio ambiente e os animais marinhos

De acordo com a empresa desenvolvedora, para gerar a mesma quantidade de energia sustentável que é fornecida pela turbina, seria necessária uma usina de energia solar do tamanho de um campo de futebol.

Para reduzir ainda mais o impacto ambiental das turbinas, os criadores do projeto ainda fizeram diversos testes até chegar em um desenho especial que garantisse que os peixes e outras espécies marinhas pudessem sair ilesas pelas hélices quando elas fossem instaladas em rios, canais e cursos de água.

Outro lado positivo do projeto é que as turbinas podem ser transportadas em um pequeno caminhão, tornando a entrega, as obras e a instalação muito mais fáceis, levando apenas alguns dias. Graças ao projeto, Geert e Jasper receberam diversos prêmios em concursos de engenharia e inovação no Reino Unido, na Bélgica, França, Chile e Austrália.

Fonte: CPG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui