Jovens indígenas da Amazônia Legal participam de projeto de combate à covid-19

Foto: Reprodução

Trinta e um adolescentes e jovens indígenas, entre 15 a 29 anos, de nove estados da Amazônia Legal formam a Rede de Jovens Comunicadores Indígenas que participam do projeto Apoio aos povos indígenas da Amazônia brasileira na prevenção e mitigação da Covid-19.

A ação é resultado da colaboração entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), com o apoio do Escritório de Assistência a Desastres da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (OFDA/USAID).

O projeto, além de realizar a distribuição dos kits de higiene em comunidades indígenas e totens com álcool em gel para organizações indígenas, tem ainda o objetivo de formação em educomunicação, saúde mental e proteção de crianças e adolescentes, além da prevenção e resposta às diferentes formas de violência para jovens comunicadores indígenas.

Atualmente, a rede é responsável pela criação e disseminação de informações sobre prevenção à Covid-19 em diversos formatos e línguas indígenas.

Os materiais informativos visam o protagonismo da rede de jovens comunicadores no projeto. Os jovens acompanham a entrega dos kits de higiene nas comunidades indígenas, junto com a disseminação de informações corretas sobre prevenção à Covid-19, vacinação e outros temas relevantes. Além disso, participam ativamente das nossas atividades de promoção da saúde mental e de proteção de crianças e adolescentes.

Desde o fim de fevereiro, por meio do projeto, os integrantes da rede de comunicadores estão recebendo o “Kit Conectividade” com Smartphone (A51, 128GB e 4GB RAM), capa do celular e carregador portátil. E ainda o “Kit Visibilidade” com mochila saco, blusas, boné, folder de higienização de máscaras, caderno, caderneta, máscaras de tecido, canetas e adesivos do projeto. Além disso, os adolescentes e jovens são apoiados com créditos para celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui