Juiz de Novo Airão anula sessão da Câmara de Vereadores e mantém mandato

Juiz da Comarca de Novo Airão, Túlio Dorinho, - foto: arquivo/Câmara

O juiz da Comarca de Novo Airão (AM), Túlio Dorinho, suspendeu a sessão plenária da Câmara de Vereadores, designada para amanhã, dia 16, que cassaria o mandato do vereador Rosemberg Branco (PR).


Túlio Dorinho determinou que o presidente da Comissão Processante, vereador Rosivaldo Souza dos Santos (Rede), cumpra com as determinações do art. 5º, III, do Decreto-Lei nº 201/67, “seguindo as fases posteriores, observando as diretrizes do corpo dessa decisão”.

Com mais essa decisão, a Justiça chuta para bem longe a caneta do prefeito Frederico Júnior, que declarou, recentemente, em alto e bom tom, que quem manda no município é ele.

A decisão de Torinho dá demonstrações, também, que os poderes constitucionais têm suas limitações através de normas de conduta e princípios os quais devem ser respeitados.

A decisão observa que a instrução deve ser aberta com vista do processo ao denunciado, no caso o vereador Rosemberg Branco, para ele expor suas razões escritas no prazo de cinco dias. Findo este prazo, a Comissão poderá emitir parecer final pela procedência ou não da acusação, e solicitar à presidente da Câmara a convocação de sessão para o julgamento definitivo.

Caso o presidente da Comissão, vereador Massarico, e a presidente da Câmara Nerita de Castro desobedeçam à decisão, a Justiça poderá determinar medidas indutivas e coercitivas para assegurar o cumprimento da ordem interposta.

O juiz impôs, também, multa diária de R$ 5.000,00 a Massarico caso ele descumpra as determinações dessa decisão.

Por Garcia Neto

Artigo anteriorDeputados sugerem distribuição de cestas básicas para o interior do AM
Próximo artigoGoverno do AM anuncia abertura de 45 novos leitos no Hospital Delphina Aziz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui