
Com a avaliação de mais de 140 laboratórios de solo no Brasil, o estado de Rondônia foi considerado como um dos 10 melhores do país. A qualificação dos laboratórios foi realizada pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), que é coordenado pela Embrapa Solos (RJ).
Com a avaliação e análise do solo é possível identificar itens que possam interferir diretamente na infertilidade e assim proceder com os cuidados que o produtor deve tomar para obter uma boa produção.
Após a avaliação, o Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, em Porto Velho, ganhou o Selo de Qualidade PAQLF 2017 com a classificação de nível A e a nota de 94,81.
O laboratório é para a utilização de pesquisas realizadas na Embrapa Rondônia, como a de análises de amostras do público externo, ou seja, de produtores e técnicos.

O aluno do curso de zootecnia, Luvilan Bráz, utilizou o laboratório para concluir quais seriam os nutrientes necessários para uma determinada área a qual ele estudava.
“ Um produtor deixou com que eu utilizasse a terra dele para fazer o meu Término de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de ver se a água que ele usa para adubação nutria o solo. Foi quando utilizei o Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia para fazer essa análise e consegui chegar a um resultado”, fala.
A pesquisadora responsável pelo laboratório ressalta a importância que o certificado de excelência traz no quesito de credibilidade e confiabilidade.
“Foram atendidos, com excelência, os critérios de qualidade de análise de solo e os produtores que trazem suas amostras para o laboratório podem ter confiança nos resultados”, disse.
Fonte: G1