


Moradores da comunidade Lago Azul reuniram com a vereadora Rosi Matos (PT), para falar sobre os problemas que estão enfrentando nessa área, localizada no Km 4, da BR 174, estrada que liga Manaus a Presidente Figueiredo. Os moradores alegam que a principal problemas são as cobranças abusivas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A assessoria jurídica do gabinete da vereadora Rosi Matos esteve presente na reunião ouvindo todos os comunitários, onde pode identificar vários casos. De acordo com os moradores, a situação vem deixando todos temerosos por não possuírem renda suficiente ou até mesmo nenhuma renda para o pagamento dos tributos municipais. Durante a reunião, eles apresentaram os documentos (IPTU) com débitos acumulados referentes a 2011 e 2012, com vencimentos em 2013, e novamente cobrados em 2014.
No entanto, esse não é o único problema relatado. Tem contribuinte que ainda não recebeu o IPTU ou que recebeu com alteração nos dados pessoais. O advogado prestou orientação jurídica quanto aos procedimentos e documentos necessários, o que inclui o preenchimento de um formulário relatando a situação de cada morador, para que este seja protocolado na Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).
Outra questão que vem preocupando os residentes da comunidade Lago Azul é a regularização fundiária do bairro, por estar situado na expansão urbana de Manaus. Neste caso, os moradores vão fazer um abaixo-assinado para requerer à Secretaria de Política Fundiária (SPF), um mutirão em prol da seguinte regularização, assim como vem ocorrendo em outras comunidades.
Urbanização, água, energia elétrica e saneamento básico são outras dificuldades que serão discutidas em reuniões posteriores. Visando melhores condições, o gabinete da vereadora Rosi Matos está providenciando os requerimentos e indicações para efetivação dos trabalhos na comunidade.