Laranja produzida em Rio Preto da Eva ganha certificação federal

Foto: Divulgação

O Amazonas é o estado a ter a primeira produção de laranjas 100% amazonenses. A produção de borbulhias de laranjas da Fazenda Progresso, que recebe assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), recebeu registro no Ministério da Agricultura. As sementes da fruta já haviam recebido o certificado em maio, depois de seis anos de processo.


Antes, as sementes e borbulhias – uma lâmina da matriz que é enxertada nas mudas – eram compradas de outros estados. De acordo com o gerente do Idam no município, José Frade Junior, as safras da fruta corriam risco com pragas porque não se sabia a qualidade genética da laranja, que só era percebida quando a árvore dava frutos, seis anos depois do plantio.

Com a produção de mudas de laranja, os pequenos produtores rurais e agricultores familiares de Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus) e de outros municípios passaram a adquirir as mudas para plantio.

O proprietário da Fazenda Progresso, Cláudio Decares, explica que a assistência rural promovida pelo Idam e pela Adaf são fundamentais para a autonomia da produção. Hoje, a fazenda tem 40 mil pés de laranja, com capacidade de produzir até 100 mil mudas anuais. “Nós produzimos, no último ano, aproximadamente 9 milhões de frutas. Esse ano, com a pandemia, haverá uma redução, mas mesmo assim, nós teremos uma produção satisfatória para a manutenção tranquila da fazenda e, consequentemente, nos preparar para a produção do ano de 2021”, afirma o produtor rural.

 

Artigo anteriorBrasil está entre os 20 países com índice do menor custo de vida
Próximo artigoFiscalização fecha oito bares por irregularidades em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui