Largo de São Sebastião apresenta ´Bodas´com alunos do Cláudio Santoro

Alunos do Liceu no espetáculo "Bodas"/Foto: Divulgação

Inspirado no balé russo “Les Noces”, o Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro apresenta no sábado (29), a partir das 17h00, o espetáculo “Bodas”, no Largo de São Sebastião, na rua Dez de Julho, Centro. A apresentação é aberta ao público e faz parte da programação do 4º Encontro de Intérpretes de Dança, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Além de “Bodas”, a apresentação no Largo de São Sebastião inclui ainda outras duas coreografias curtas, “1920” e “Presença”, marcando o encerramento das atividades do 4º Encontro de Intérpretes de Dança e também as comemorações pelo Dia Internacional da Dança (29 de abril). A seleção reúne as performances que mais se destacaram na mostra realizada internamente no Liceu Claudio Santoro.


“Bodas” é uma coreografia criada por Eduardo Amaral, a partir da releitura dos movimentos, gestos e afetos de “Les Noces”, balé de Igor Stravinsky e Bronislava Nijinska. A montagem estreou na segunda edição do projeto Conexões em Movimento, em 2016. “Presença”, de Kelson Nunes, e “1920”, de Michel Magalhães, serão apresentadas pelos alunos dos níveis 1 e 2 do Curso de Formação em Dança do Liceu.

Alunos do Liceu no espetáculo “Bodas”/Foto: Divulgação

Ao todo, a Secretaria de Cultura reúne cerca de 80 dançarinos no Largo de São Sebastião, entre coordenadores e alunos.

De acordo com Baldoino Leite, coordenador artístico do evento, esta é uma oportunidade para os alunos do Claudio Santoro de vivenciar a dança na prática. “Em mostras como essa, a gente ‘abre’ o Núcleo de Dança do Liceu para o público. Em troca, as apresentações são sempre lotadas e com boa aceitação do povo”, disse.

Programação acadêmica

A apresentação de “Bodas” neste sábado (29), no Largo de São Sebastião, faz parte da programação acadêmica do 4º Encontro de Intérpretes de Dança do Liceu Claudio Santoro, que acontece entre os dias 27 e 29 deste mês. Produzida gratuitamente pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura, a mostra, que tem as incrições encerradas, conta ainda com atividades envolvendo grandes nomes da cena artística local, como o coreógrafo Jorge Kennedy, e as professoras de dança, Leilah Alves e Gisele Jardins.

Roteiro

“Bodas” trata do ritual de casamento da cultura russa, onde as famílias acertavam o casamento entre os seus filhos, visando questões financeiras. A partir disso, a menina era proibida de cortar o cabelo, o que era feito apenas pelo marido, na hora do casamento, como símbolo de possessão. Esse casamento arranjado foi recriado para representar os dias atuais, por meio da dança, pelo coreógrafo do Liceu, Eduardo Amaral.

A montagem estreou na segunda edição do projeto Conexões em Movimento, em 2016, no Teatro da Instalação, ao lado de outras duas coreografias mais curtas. Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, basta acessar facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Artigo anteriorExposição no Museu do Amanhã apresenta tecnologia social do Instituto Mamirauá
Próximo artigoTuna Luso goleia o Abílio Nerye e está na semifinal do Sub-20 de Futsal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui