Lava de vulcão nas Canárias chega a casas, e milhares de pessoas fogem

Casa foi destruída depois de ser atingida por lava — Foto: Borja Suarez/Reuters

O vulcão entrou em erupção no domingo. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico.


Isso aconteceu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. Essa é a ilha que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo do continente é o Marrocos, a 100 km).

O vulcão continuava ativo nesta segunda-feira. Na ilha, há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.

“A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos”, disse o presidente regional Angel Victor Torres.

Cada metro cúbico de lava equivale a mil litros.

Lava passa perto de casa na ilha de Las Palmas, no arquipélago das Canárias — Foto: Borja Suarez/Reuters

Casas destruídas

Até a manhã desta segunda, foram destruídas cerca de 100 casas, disse Mariano Hernandez, presidente do conselho de La Palma.

A vila de El Paso foi uma das atingidas pela lava. Cerca de 20 casas nesse local foram tomadas pela lava, que também invadiu a estrada e ameaça outras vilas.

O vulcanologista Nemesio Perez disse que, a não ser que alguém se comporte de forma inapropriada, não deve haver nenhuma morte.

G1

Artigo anteriorLula adia visita ao Amazonas prevista para outubro
Próximo artigoLâmpadas de LED são instaladas em pontos de ônibus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui