Lei Anticrime aumenta pena para quem comete crime com armas brancas

Foto: Reprodução
Roubos cometidos com armas brancas voltaram a ter aumento de pena com a aprovação da chamada Lei Anticrime, em vigor desde 23 de janeiro de 2020. A nova legislação foi aprovada em dezembro do ano passado, pelo Congresso Nacional, e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o delegado Ivo Martins, do 17º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP). A nova legislação trouxe aumento de pena para quem usa arma de fogo e também devolveu maior rigor àqueles crimes praticados com facas.
“O ‘pacote anticrime’, a Lei 13.964, de 2019, devolveu o aumento de pena para quem assalta com arma branca, manteve o roubo com aumento de pena para quem utiliza arma de fogo e criou uma nova causa de aumento, que é o roubo praticado mediante emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido. Nesse caso, o índice de aumento agora é o dobro”, disse o delegado.
Delegado Ivo Martins – Foto: Carlos Soares/SSP-AM
Na visão do delegado Ivo Martins, com essa nova lei, a população será beneficiada. “A pena, sendo mais grave, demonstra que o legislador está preocupado com desvalor da conduta desses infratores que praticam esses crimes. O que pode fazer com que a lei deixe esses infratores presos, afastados da sociedade. Dependendo da espécie de roubo que ele praticou, a conduta é bem grave”.
De acordo com o artigo 157 do Código Penal, alterado pela Lei 13.964/2019. A pena é aumentada de um terço até a metade se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma branca.

Artigo anteriorPostos de combustível e termelétricas do AM recebem vistoria de qualidade
Próximo artigoBrasil terá que fazer investimento bilionário para recuperar biomas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui