Lenda do boxe brasileiro, Maguila, morre aos 66 anos

Maguila, ex-lutador de boxe — Foto: Reprodução/TV Globo/Estadão Conteúdo

Morreu nesta quinta-feira, 24, o ex-peso-pesado e lenda do boxe brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, aos 66 anos. A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro.


Maguila foi diagnosticada em 2013 com encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença degenerativa conhecida como ‘demência pugilística’, causada por repetidos golpes na cabeça. Ele foi internado em uma clínica em Itu, SP.

Nascido em Aracaju (SE), Maguila se mudou jovem para São Paulo, onde trabalhou na construção civil e praticou boxe em seu tempo livre, muitas vezes de forma improvisada. Sua carreira ganhou destaque após ser notada pelo jornalista Luciano do Valle, que o assessorou e levou a treinar com o renomado Angelo Dundee, que treinou ícones como Muhammad Ali.

O lutador, apelidado de Maguila por suas semelhanças com o personagem Magilla Gorilla, acumulou um cartel de 85 lutas: 77 vitórias (61 por nocaute), 7 derrotas e 1 empate. Ele foi campeão brasileiro e teve títulos Sul-Americano, Latino-Americano, além de ser pentacampeão continental e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe (WBF).

Nos ringues, lendas como Evander Holyfield e George Foreman, sendo nocauteados em ambas as lutas.

Fonte: Terra

Artigo anteriorIncêndio destrói embarcação no Rio Purus, em Beruri
Próximo artigoConfederação define mandos de campo para a final da Copa do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui