Lideranças indígenas de São Gabriel usam tribuna da ALEAM para expor dificuldades

Deputado Nicolau recebe líder indígena/Foto: Divulgação
Deputado Nicolau recebe líder indígena/Foto: Divulgação
Deputado Nicolau recebe líder indígena/Foto: Divulgação

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) recebeu, na última quarta-feira (02), reivindicações das comunidades Iauaretê e Pari-Cachoeira, de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 km de Manaus e, por iniciativa, lideranças indígenas utilizaram a tribuna popular da Assembleia Legislativa do Amazonas, para expor as dificuldades atuais do município.

Da tribuna, os caciques Afonso Machado e Domingos Lano relataram os problemas de abastecimento de alimentos, infraestrutura, mobilidade e saúde pública que atingem comunidades indígenas que compõem o Triângulo Tukano, na região do Alto Rio Negro, onde vivem mais de 7 mil indígenas de 13 etnias.


“Os problemas são muitos. O município São Gabriel da Cachoeira, como um todo, passa por muitos problemas”, destacou Ricardo Nicolau, que buscará a soma de forças com os demais parlamentares e os governos estadual e federal. “Essa união é importante porque ali moram brasileiros que precisam de ajuda.”

Reivindicações

Cacique indígena apresenta reivindicações/Foto: Divulgação
Cacique indígena apresenta reivindicações/Foto: Divulgação

De acordo com os líderes, as comunidades de São Gabriel da Cachoeira estão convivendo com a ausência de investimentos e políticas públicas nas áreas de sustentabilidade, agricultura de subsistência, geração de renda, infraestrutura e mobilidade terrestre e fluvial.

Os indígenas atribuem a situação ao difícil acesso às comunidades e à distância em relação à capital, o que gera altos custos de logística. “Somos guardiões ricos e pobres ao mesmo tempo”, disse o cacique Afonso Machado, referindo-se às riquezas naturais do local que, conforme a lei brasileira, não podem ser exploradas.

Da tribuna, eles reivindicaram apoio dos deputados para legalizar a exploração, venda e compra de recursos vegetais, hídricos e minerais das comunidades. Também pediram propostas legislativas que contemplem piscicultura, criação de galinha caipira, agricultura familiar e a aquisição de transporte fluvial.

Para o cacique Domingos Lano, o apoio do Parlamento será decisivo para mudar a atual realidade dos indígenas. “Não queremos ser esquecidos, somos indígenas brasileiros. Não são poucas as nossas dificuldades. Precisamos de atendimento diferenciado e para isso precisamos de lei que assegurem isso”, destacou.

Saúde

Em outubro do ano passado, o deputado Ricardo Nicolau esteve nas comunidades Iauaretê e Pari-Cachoeira. Nesta última, o parlamentar constatou o alto índice de filariose linfática, doença tropical parasitária conhecida como elefantíase em casos crônicos. Profissionais da saúde de São Gabriel da Cachoeira temem uma epidemia.

Como presidente da Comissão de Saúde da Aleam, o parlamentar solicitou providências da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. Testes feitos na população apontaram a infecção de quase 40% da população pelas larvas do verme causador da doença.

Artigo anteriorLaudo Pericial atesta que caçamba do acidente trafegava em alta velocidade
Próximo artigoBanda Tríade faz mistura de ritmos nesta sexta (04) no Carioca Bar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui